Pará

DICAS DE VERÃO: Nestas férias, também faça programações em família

Nas férias, é importante desenvolver passeios e atividades coletivas em casa para criar reforços positivos em família

FOTO: iRENE aLMEIDA
Nas férias, é importante desenvolver passeios e atividades coletivas em casa para criar reforços positivos em família FOTO: iRENE aLMEIDA
Nas férias, é importante desenvolver passeios e atividades coletivas em casa para criar reforços positivos em família
FOTO: iRENE aLMEIDA

COMPORTAMENTO

Ana Laura Costa

Estamos chegando no quarto final de semana de julho, o penúltimo das férias escolares. Mas assim como a época é perfeita para viajar, conhecer lugares e se refrescar nas praias e balneários do Estado, também é possível divertir-se e construir memórias afetivas com amigos e familiares sem sair da cidade e também dentro de casa.

De acordo com a psicóloga Jaqueline Guimarães, as viagens e os passeios muito comuns nesta época do ano, são apenas uma das programações “valiosas” que ajudam a trazer momentos bons, principalmente para as crianças. “Para as crianças, a presença da família é o que ela tem de mais valioso nesse momento. O mais importante é que esse tempo tenha qualidade, por isso é fundamental que, nesse período, o foco seja a interação, com menos celulares e televisão ou outros meios eletrônicos, favorecendo que a atenção seja integral para as crianças. Isso propicia que simples momentos possam se tornar inesquecíveis para os pequenos”, ressalta Guimarães.

Programar momentos de lazer e interação com a família é parte fundamental neste mês de descanso, influenciando positivamente, por exemplo, no rendimento escolar das crianças da casa quando retornarem às rotinas de estudo. “Sabemos que sair do modo automático é muitas vezes difícil. Porém os benefícios são muitos e contribuem de diversas formas com o desenvolvimento biopsicossocial da criança e com a prática parental responsiva dos pais. Esses momentos potencializam os vínculos familiares e favorecem também na construção do sentimento de autoestima e autoconfiança das crianças”, afirma.

“É na família o primeiro meio social que a criança participa, e nele as pessoas também terão características distintas, portanto é lá também que a criança vai aprender a respeitar as diferenças e vai levar os modelos para outros contextos sociais como a escola”.

Mas não só as crianças que saem ganhando, os adultos também colhem os frutos desse tempo de qualidade vivido entre os seus. “Os benefícios se estendem à família toda, visto que esses momentos serão momentos de pausa na rotina atribulada e automática da família, favorecendo assim uma melhor qualidade de vida para os pais também, pois esses momentos vão servir como momentos de ressignificação, onde a atenção vai estar voltada exclusivamente para a família, gerando sentimentos positivos de gratidão, esperança e renovação para retornar à rotina profissional”, afirma.

CRIATIVIDADE

Exercitar a criatividade e descobrir novas atividades para realizarem juntos, é uma das formas de ressignificar o espaço familiar também. Para a psicóloga, nessa hora, vale montar juntos a programação, dando a oportunidade a todos de sugerir uma atividade. “Esse planejamento vai criar envolvimento, momentos de pesquisa e de alegrias”, pontua.

“Além disso, momentos simples com conversas cheias de significados positivos, evitando o uso de telas, com os pais contando histórias e curiosidades sobre a sua infância na cidade, gera um espaço para que os filhos perguntem, aprendam sobre diversos temas. Esse hábito também contribuirá para a construção da autonomia e de conhecimentos gerais nas crianças”.

“Portanto, a criação de memórias afetivas no lar também impacta positivamente no desenvolvimento integral da criança pelo resto da vida, podemos destacar a construção de habilidades socioemocionais como autoconfiança, senso de pertencimento, autonomia e empatia. Dando oportunidade às crianças também de transmitir esse modelo parental aos seus filhos no futuro”, destaca.

DICAS DE ATIVIDADES

SEM SAIR DE CASA

l Confira dicas de atividades para o lazer sem precisar sair de casa:

•Acampamento: Até se não der para sair de casa, a criançada se diverte com essa brincadeira, pode ser no quintal, no pátio, na sacada do apartamento ou até no meio da sala (esqueça a bagunça nesse momento, pois é nela que também estará a diversão).

•Jogos: Jogos de tabuleiro, como mímicas e adivinhação, dama, jogo da memória ensinam troca de turno, tolerância a frustração, raciocínio rápido, resolução de problemas. Jogos de puxa conversa também são excelentes oportunidades para aumentar o conhecimento sobre as preferências de cada membro da família e é um momento mágico de exercitar a escuta e a empatia.

• Cozinhar em família: Escolham juntos uma receita para colocar as mãos na massa, pode ser uma receita de família que, além de passar a tradição para as crianças, os pais também vivem o momento com muita gratidão e ressignificação junto dos filhos.

• Piquenique: Separe umas frutas, sucos, bolo, uma cesta e uma toalha e façam uma refeição em um lugar diferente da casa e praças. Tudo vira novidade para as crianças, que adoram fazer coisas diferentes.

•Brincadeiras: Monte quebra cabeça, blocos de montar e atividades que favoreçam o trabalho em equipe. Essas brincadeiras ajudam a união, confiança, cumplicidade, respeito, solidariedade e senso de pertencimento entre os membros familiares.