O DIA
Para quem viveu o auge dos anos 2000 na TV, é impossível não se lembrar de João Kléber e sua performance à frente do ‘Teste de Fidelidade’, formato original criado por ele para a RedeTV!. Depois de alguns anos fora do ar, o apresentador comemora a retomada do programa, que reestreou com recursos tecnológicos, novo cenário e roupagem adaptada ao mundo moderno, aproveitando as possibilidades que a internet oferece para auxiliar nas investigações. O programa vai ao ar às quartas-feiras, 23h30, após o SuperPop.
Desta vez, escutas telefônicas, capturas de tela e a avaliação de comportamentos na internet fazem parte das técnicas utilizadas para testar os alvos da atração, que fez uma pausa em 2015. “No ano passado, os diretores da emissora me questionaram o que eu achava de voltar e avaliei que seria necessário reformular, já que estamos no mundo digital”, conta João.
Uma das novidades do ‘Teste de Fidelidade – A Investigação’ é um aplicativo próprio, onde são feitas boa parte das ações. O apresentador destaca que também pensou em um rastreador que fosse claro e conivente com quem busca respostas através da atração, reforçando que a figura do sedutor(a), que foi um grande ponto alto das outras temporadas, também precisou ser repensada.
“Hoje precisamos pensar em outras questões, como por exemplo: curtir uma foto de um homem ou uma mulher é traição? Fazer um comentário meio ‘duvidoso’ é traição? Uma conversa mais apimentada na internet é traição? Temos como diferencial as redes sociais, a conexão com o público e o comportamental, para que não fique apenas naquela questão da sensualidade, afinal somos um programa de entretenimento e não uma atração sexual”, detalhou.
João Kléber também disse que desta vez, o programa não fica restrito a casais, com traições afetivas. “A traição pode acontecer de várias formas: amigos, patrão e empregado, sócios… É um formato universal no qual todas as pessoas vão se identificar”, reflete.
O showman diz ainda que algumas das inspirações foram o ‘Linha Direta’ e o ‘Fantástico’, sucessos na Globo, e que não abriu mão da plateia, que traz outra experiência para cada edição. “Tem as conversas do testado ou testada em destaque na tela, um cenário completamente diferente do que era, um palco que oferece uma outra dinâmica com a plateia de cem pessoas que eu adoro estar perto, um acompanhamento em tempo real simultaneamente nas redes sociais e outras várias situações que são diferentes do que era antes”, salientou.
Com uma trajetória de mais de 40 anos presente na casa dos brasileiros, João, que começou na TV Globo como auxiliar de produções, comemora que o próprio produto seja um grande sucesso no país. “O ‘Teste de Fidelidade’ é conhecido. E, inclusive, uma das frases que mais ouço ao sair do país é: ‘Para, para, para’. Fico muito feliz e agraciado”, disse.