Saber Viver

Casamento na terceira idade: o "sim" para a vida

Casamento na terceira idade: o "sim" para a vida

Dias atrás, Zé Celso foi vítima de um incêndio no seu apartamento, em São Paulo, e acabou falecendo. O dramaturgo é o maior nome da dramaturgia nacional, traduziu a linguagem tropicalista no teatro e criou o Teatro Oficina. Exatamente um mês antes de morrer, Zé se casou, aos 86 anos, com o ator e diretor de teatro Marcelo Drummond. A cerimônia aconteceu com convidados especiais no próprio Teatro Oficina, o mais belo teatro do mundo, segundo o jornal britânico The Guardian.

Quais reflexões se criam com o casamento na terceira idade?

“O amor na terceira idade é um tema que envolve diversas reflexões e considerações. Não que exista algo de errado, mas, sim, por criar simbologias importantes e ajudar no combate ao preconceito com pessoas que querem apenas viver o amor, independente da quantidade de voltas que já deu ao redor do sol. Um ‘sim’ para a vida. Casar é construir uma relação de amor, respeito e companheirismo ao lado de outra pessoa, e pessoas mais experientes não estão isentas. Cada um que lide com seus preconceitos e viva o amor”, diz Henri Fesa, especialista em relacionamentos na Casa das Magias.

O recorte cria, sem dúvidas, uma sensação de renovação, uma vez que muitas pessoas nessa fase já vivenciaram relacionamentos anteriores e têm uma compreensão mais profunda de si mesmos e do que desejam em um parceiro. Pode ser um momento de redescoberta e reinvenção do amor, por isso deve ser exaltado e admirado. “Não há momento certo para amar, por isso o casamento na terceira idade é um grande estímulo para as pessoas serem felizes nesta fase da vida. As prioridades, talvez, sejam diferentes, mas o desejo de viver um amor feliz, leve e harmonioso permanece o mesmo”, conclui Fesa.

Apesar do Zé Celso ter seguido para um outro plano espiritual, ele nos deixa ensinamentos em todas as áreas da sua vida, e com seu casamento não seria diferente. Assim como fez a vida toda no teatro, com juventude para criar magias nos palcos, Zé conseguiu fechar esse ciclo com chave de ouro, amando a quem tinha que amar e encantando quem tinha que encantar. Para sempre, Zé Celso Martinez!

Créditos
Com informações da Casa das Magias
Foto: Google