Entretenimento

Dia Mundial do Rock é lembrado em Belém e Ananindeua

Conhecida no público de Belém, a banda Pink Floyd Project toca os maiores sucessos da banda britânica. FOTO: DIVULGAÇÃO
Conhecida no público de Belém, a banda Pink Floyd Project toca os maiores sucessos da banda britânica. FOTO: DIVULGAÇÃO

Da Redação

Desde 1985, quando grandes astros como Queen, David Bowie e U2 se apresentaram em um megaconcerto beneficente em prol da Etiópia, o Live Aid, que o dia de hoje, 13 de julho, é reconhecido como Dia Mundial do Rock. Por aqui, a data não passará em branco.

Em Ananindeua, um festival em praça pública saúda os roqueiros com uma seleção de artistas paraenses cujas produções autorais se concentram no estilo musical mais rebelde – e cada vez mais multifacetado – de todos. O line-up traz Álibi de Orfeu, SuperSelf, Mibel, Jones Vega e os Astronautas, Banda Cout, Gabriel Silveira, Shildrain, Betto Almeida e a estreante Miurto-Bamik, com shows na Praça da Bíblia, a partir das 18h.

A iniciativa surgiu das produtoras Zonna Produções e Budapeste Produções com a Secretaria Municipal de Cultura de Ananindeua, destacando a cena independente.

“O rock é um estilo singular no Norte, em especial no Pará, onde o rock é tão grande, diverso e relevante quanto a música regional. Temos uma estimativa de que só no Pará existem cerca de duas mil bandas de rock e subgêneros em atividade. Cerca de quinhentas novas músicas e 50 novos álbuns são lançados todos os anos, nos estilos rock, metal, hardcore, punk etc. Uma produção musical grandiosa e superrelevante”, destaca o diretor geral do evento, Lê Barros.

Esta é a segunda edição do Festival Dia Mundial do Rock, que em 2022 ocorreu em Belém, com um público de cerca de duas mil pessoas. Lê diz que a ideia, expressa na curadoria de bandas, é atender a um público amplo. “O evento tem justamente a intenção de consolidar o rock paraense e fomentar sua produção, é um evento democrático e aberto a todos e todas, sem distinção, que se preocupa em ser plural e diverso, agregando todos os estilos de rock”, diz o diretor.

PINK FLOYD

Para celebrar a data de hoje, o Studio Pub, em Belém, também preparou uma programação rock’n’roll, a partir das 19h. Quem abre a noite é a banda local Junoplast Cave, com um set de músicas autorais. O DJ Junior Soares se junta à festa com um set especial para a data. E a banda Pink Floyd Project, já conhecida do público de Belém, traz ao vivo os grandes sucessos do Pink Floyd.

“O Dia Mundial do Rock é uma data muito aguardada e celebrada para quem é fã do estilo. Nós, depois de mais de 13 anos de história, acabamos por criar uma comunidade de pessoas que se identificam com este estilo em torno da nossa marca. Isso faz com que o 13 de julho seja algo que independe do dia da semana, sempre teremos uma grande festa”, explica o empresário Agenor Neto.

NO CLIMA

l Dia Mundial do Rock

Shows de Pink Floyd Project + Junoplast Cave

Quando: Hoje, a partir das 19h.

Onde: Studio Pub (Trav. Presidente Pernambuco, 277 – Batista Campos)

Quanto: R$ 20 (1º lote), pelo Sympla.

l Festival Dia

Mundial do Rock

Shows de Álibi de Orfeu, SuperSelf, Mibel, Jones Vega e os Astronautas, Banda Cout, Gabriel Silveira, Shildrain, Betto Almeida e Miurto-Bamik.

Quando: Hoje, a partir das 18h

Onde: Praça da Bíblia – Ananindeua

Quanto: Gratuito

 

Streaming também tem opções no embalo da data

Para quem decidir ficar em casa, mas quiser entrar no clima do Dia do Rock, as plataformas oferecem programações especiais. O Curta!On – Clube de Documentários preparou uma seleção especial com produções relacionadas ao gênero musical, que ganhou o nome de “Esse tal de Roque Enrow”.

A pasta inclui 18 produções, entre longas e episódios de séries sobre o universo do rock. Entre os destaques brasileiros, estão o documentário “Barão Vermelho: Por que a gente é assim?”, que conta a história de uma das bandas mais icônicas do rock nacional; séries como “Anos 80”, que em um dos episódios explora o surgimento do punk e do rock brasileiro; e os documentários “Woodstock: Três Dias que Definiram Uma Geração”, sobre o lendário festival de música realizado em 1969.

As plataformas Disney e Star+ também fizeram uma seleção de seu conteúdo pensando no Dia do Rock, com destaque para a docussérie “McCartney 3, 2,1”, em que Paul McCartney discute com o produtor Rick Rubin seu trabalho nos Beatles, na banda Wings e carreira solo. Também “Elton John – O Show da Despedida”, gravado ao vivo em Los Angeles, durante o último show nos Estados Unidos da turnê de despedida “Farewell Yellow Brick Road”.