Bola

No clima da estreia de “Missão: Impossível” nos cinemas, o Re-Pa também tem tudo para ser cinematográfico

Matheus de Oliveira

Esqueça as salas de cinema que deverão estar lotadas para a estreia do sétimo filme da franquia do astro Tom Cruise de ação nesta quinta-feira. A verdadeira ‘Missão Impossível: Acerto de Contas’ será realizada na próxima segunda-feira (17) à noite, no gramado do estádio Mangueirão, em Belém, com Clube do Remo e Paysandu indo ao embate com a necessidade de encarnar o espírito aventureiro do personagem para encarar todos os tipos de reviravoltas e confusões absurdas em que os dois Titãs se meteram nesta Série C do Campeonato Brasileiro. O Choque Rei da Amazônia, por sinal, válido pela 13° rodada da competição, aparentemente se inspirou de todas as maneiras no enredo da película.

Se no filme o vilão da vez é uma inteligência artificial denominada de a ‘Entidade’, a essência maligna se faz presente na vida de Leão e Papão como um obstáculo invisível onde o principal inimigo são as próprias agremiações, com a ‘desinteligência real’ da diretoria de futebol, comissão técnica e atletas de cada equipe. No lado azulino, em caso de um revés no clássico, a ‘Entidade’ vai se materializar como o fantasma da Série D, que hoje, já se faz presente no cangote azul-marinho com a participação do time no Z4. Pelo córner bicolor, a infâmia poderá ser a concretização da desorganização estrutural da equipe nesta temporada, hoje, definida por lampejos isolados no gramado, com possibilidade de volta à zona do desespero em um momento decisivo.

Para isso, ao melhor exemplo de Ethan Hunt, ‘super-herói humano’ interpretado por Tom Cruise, Remo e Paysandu terão de escalar montanhas como no ‘M.I. 2’ ou pular sobre prédios, como no ‘Protocolo Fantasma’, adversidades que têm se tornado a disputa por uma casa entre os oitos primeiros colocados na tábua de classificação. Ou seja, deixar de ficar pendurado por uma corda à margem do Z4, bronca que até mesmo uma gota d’água pode puni-los, conforme a cena clássica do primeiro capítulo da franquia.

Desse modo, para reação, os times paraenses precisarão contar com o suporte dos seus ‘agentes secretos’ para ajudá-los nessa tarefa improvável no ‘Acerto de Contas’, no quarto compromisso entre as equipes na temporada 2023 e o único programado para esta fase da Terceirona.

No caso do Remo seria o reencontro dos seus pilares com o bom futebol, como o retorno do faro apurado de gol de Muriqui e a regularidade de Pablo Roberto, antes imprescindíveis pela pontuação máxima. No caso bicolor, a compactação coletiva com base no desfalque em massa do time para o duelo. Como diria Cruise em sua frase de impacto a cada filme para as equipes: “Faça valer a pena” a oportunidade!