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Vai embarcar no Threads? Saiba tudo sobre a rede concorrente ao Twitter

A social mídia do DOL, Bianca Botelho, conta que a primeira impressão que a equipe teve da nova plataforma de conteúdo é que o usuário deve mostrar sua própria identidade.
Foto: Celso Rodrigues/ Diário do Pará.
A social mídia do DOL, Bianca Botelho, conta que a primeira impressão que a equipe teve da nova plataforma de conteúdo é que o usuário deve mostrar sua própria identidade. Foto: Celso Rodrigues/ Diário do Pará.

Wal Sarges

A novidade do momento em tecnologia e redes sociais é o lançamento do Threads, feito essa semana pela Meta, empresa dona do Instagram, do Facebook e do WhatsApp, que pode desbancar o rival Twitter. Entre os usuários no Pará, a nova rede social já está dando o que falar no que diz respeito às possibilidades de “tretas” que podem ser desencadeadas com a nova plataforma.

O Threads é um aplicativo de texto baseado na conversação, cuja descrição se encaixa com o que se propõe o Twitter. Diante disso, o lançamento é amplamente visto como uma alternativa à rede social de Elon Musk.

Assim como o Twitter, o aplicativo, vinculado ao Instagram, permitirá que os usuários escrevam, curtam e compartilhem atualizações de textos em tempo real entre seguidores, permitindo o engajamento mútuo.

Até mesmo o nome do aplicativo é o que nomeia uma das funções do concorrente, onde ‘threads’ significa uma forma de estruturar em sequência o texto a ser publicado – o Twitter já notificou a Meta de forma extrajudicial com alegações de quebra de segredos comerciais no desenvolvimento do Threads, incluindo uma ameaça de processo civil, com medida cautelar. O mais recente serviço da Meta conta com escala, poder de fogo financeiro e base de usuários pré-existentes das outras três redes sociais – Facebook, Instagram e Twitter.

Algumas críticas ameaçam o posto do Twitter, que substituiu seu sistema de verificação de selo azul por uma oferta de assinatura paga, além de ter demitido mais da metade da força de trabalho da empresa. Recentemente, a rede implementou um limite controverso de visualização de postagens por usuário.

Por aqui, ainda é tímido o engajamento na nova moda digital. Tem gente que alega falta de conhecimento sobre a nova rede. Outros dizem que estão apenas se habituando ao novo. Para a influenciadora digital Wállery Risuenho, 24, que é estudante de estatística da UFPA, além de modelo e miss, o ideal agora é conhecer melhor a plataforma para saber direcionar seu conteúdo de forma mais assertiva.

“Ainda não criei meu perfil no Threads. Primeiro vou ler sobre a rede e depois vou entrar nela de forma bem-sucedida, que é reutilizando conteúdo da minha rede principal ou da minha primeira rede social para obter êxito, porque muitas vezes as redes aparecem e as pessoas não sabem o que fazer com elas”, dispara a criadora de conteúdo, que é natural de Bragança e tem 13,7 mil seguidores no Instagram.

BUSCANDO ENGAJAMENTO

A modelo conta que já tem experiência com outras redes sociais e isso a faz avaliar com um olhar mais atento novas plataformas.

“No Kwai, por exemplo, é onde tenho mais de 200 mil seguidores, só que não é uma rede social que me traz retorno. O que eu compartilhei lá foi conteúdo do Instagram e do Tik Tok. Neste que tem vídeos com mais de dois milhões de visualizações. Mas pelo fato de não ter continuado em um nicho, acabei perdendo um pouco do engajamento que tinha por lá. Por essa experiência, procuro avaliar quando lançam uma nova rede social, primeiro para saber se vai ser tendência e o que pode ser relevante e de interesse para o meu público”, analisa Wállery Risuenho.

No Instagram, são 78,5 mil seguidores que admiram o trabalho do humorista Epaminondas. Ele diz que prefere o humor do público do Tik Tok e do Instagram, nos quais ele se habituou a assistir vídeos de comédia. Por isso prefere esperar antes de aderir ao Threads.

 

No Instagram, são 78,5 mil seguidores que admiram o trabalho do humorista Epaminondas. Ele diz que prefere o humor do público do Tik Tok e do Instagram

“Como ela é nova, ainda não baixei o aplicativo. Mas pelo que observei, se ela não tem ‘tuiteiro’, acredito que é um avanço, porque penso que no Twitter as pessoas reclamam de tudo, ou sabem de tudo, ou têm opinião para tudo. Até me afastei de lá porque vejo que tem muita briga, as pessoas são chatas. Percebo que no Threads as pessoas são mais tranquilas. Eu gosto de rede social para vender meu trabalho e ver bobagem. Para mim, o mundo deveria ser igual ao Tik Tok, onde todo mundo é feliz, onde tem vídeos de pets e os comentários são positivos”, alfineta ele, que é a voz por trás dos microfones do podcast “Pod Dalhe”, ao lado do também humorista João Pedro (@joaotherocha). A dupla também faz shows de comédia com Natto Almeida.

 

DOL já está no Threads

A social mídia do DOL, Bianca Botelho, conta que a primeira impressão que a equipe teve da nova plataforma de conteúdo é que o usuário deve mostrar sua própria identidade. Então, é o que pretendem fazer, compartilhando conteúdos interessantes e sérios, próprios das matérias jornalísticas, sem deixar de lado o perfil do DOL e o toque de leveza com o entretenimento sugerido pelo portal.

“A gente quer fazer mais interações com o Threads, mas sempre intercalando com matérias porque o DOL é entretenimento, mas tem também conteúdos sérios, interessantes e autorais. É uma ação estratégica diferente do que fazemos com o Twitter, que é onde compartilhamos mais matérias e conteúdo de caráter mais sereno”, diz ela.

Para quem atua com produção de conteúdo para as redes sociais, Bianca indica que é importante perceber a diferença de interações em cada plataforma. “Nosso público do Instagram é totalmente diferente do Twitter e do Facebook, por exemplo. Mas percebemos que há uma interação maior com o público do Threads do que com o do Twitter. A gente espera que consiga crescer de forma orgânica na nova plataforma, onde já temos 13 mil seguidores, 24 horas depois de ter sido lançado”, disse a social mídia na manhã da última sexta-feira, 7, quando essa reportagem foi concluída.

 

Como funciona o Threads em 14 perguntas

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS)

O aplicativo Threads, lançado pela Meta na quarta-feira (5), atingiu 10 milhões de usuários em sete horas. Grande parte desse número é formado por adeptos do Twitter frustrados com a gestão de Elon Musk iniciada em outubro de 2022. Mas, claro, a nova rede também se beneficia dos mais de 1 bilhão de seguidores no Instagram, ao qual é relacionado.

Desde a chegada do concorrente criado pela Meta, novos e potenciais usuários têm perguntado se é preciso ter uma conta no Instagram para usá-lo (adiantando, sim) e se é necessário deletar sua conta no Instagram para apagar seu perfil no Threads (sim também). Leia a resposta completa a esta e a outras perguntas a seguir.

l O QUE É O THREADS?

É um aplicativo concorrente do Twitter criado pela Meta, responsável pelo WhatsApp, pelo Instagram e pelo Facebook. A empresa define o Threads como “o app de conversas de texto do Instagram”. Por isso, muitos usuários estão apelidando-o de “Tuinsta”.

l O QUE EU POSSO FAZER NO THREADS?

Basicamente o mesmo que você pode fazer no Twitter: publicar, recompartilhar e responder a postagens de texto, foto e vídeo, que são exibidas em uma linha do tempo.

l QUEM PODE USAR O THREADS?

Usuários do Instagram que tenham dispositivos com Android (sistema do Google) ou iOS (da Apple).

l É PRECISO TER UMA CONTA NO INSTAGRAM PARA USAR O THREADS?

Sim. Diz a página de ajuda do Threads: “Para criar um perfil no Threads, você precisará entrar na sua conta do Instagram. Se você ainda não tem uma conta do Instagram, é possível criar uma. Você pode criar um perfil no Threads para cada conta do Instagram que tem.”

l MENORES DE IDADE PODEM CRIAR CONTA NO THREADS?

Menores de 16 anos (ou de 18 anos em alguns países) terão um perfil automaticamente privado quando entrarem no aplicativo.

l QUAIS SÃO OS RECURSOS DE PRIVACIDADE DO THREADS?

Usuários conseguem controlar quem pode mencioná-los ou respondê-los. É possível também adicionar palavras ocultas para filtrar respostas que contenham termos específicos, assim como no Instagram.

Entre as opções de interação, é possível deixar de seguir, bloquear, restringir ou denunciar um perfil clicando no menu de três pontos, e todas as contas bloqueadas no seu Instagram são bloqueadas no Threads de forma automática.

l ONDE BAIXAR O THREADS?

– Para Android: em https://play.google.com/store/apps/details?id=

com.instagram.barcelona&hl=pt_BR&gl=BR&pli=1

– Para iOS: https://apps.apple.com/br/app/threads-an-instagram-app/id6446901002

l COMO USAR O THREADS?

Depois de baixar o aplicativo, você precisa associá-lo à sua conta no Instagram. Depois disso, surge uma interface muito semelhante à do Twitter, com a linha do tempo ocupando quase toda a tela e botões na parte inferior para voltar à página inicial, fazer uma busca, criar um post, conferir notificações e visualizar seu perfil.

l QUAL É O LIMITE DE CARACTERES DO THREADS?

Até 500 caracteres.

l COMO É A INTEGRAÇÃO DO THREADS COM O INSTAGRAM?

Os usuários têm a opção de seguir as mesmas contas que seguem no Instagram e também encontrar outras pessoas que se interessem pelos mesmos assuntos que você.

Os principais recursos de acessibilidade disponíveis no Instagram, como suporte a leitor de tela e descrições de imagens geradas por inteligência artificial (IA), também estão disponíveis no Threads.

As pessoas também podem compartilhar um post do Threads nos seus stories do Instagram, além da possibilidade de compartilhar uma postagem, em forma de link, em qualquer outra plataforma que escolher. O Instagram não aceita links externos.

l É VERDADE QUE VOCÊ SÓ PODE EXCLUIR O SEU PERFIL NO THREADS SE APAGAR TAMBÉM A SUA CONTA DO INSTAGRAM?

Sim. Diz a política de privacidade do Threads: “Seu perfil do Threads faz parte da sua conta do Instagram e pode ser excluído a qualquer momento. Para fazer isso, é necessário excluir sua conta do Instagram.”

l POR QUE HÁ TANTO INTERESSE PELO THREADS?

Porque muitos usuários do Twitter estão insatisfeitos com a gestão de Elon Musk.

Depois de assumir a empresa, em outubro de 2022, o bilionário passou a cobrar pelo selo de verificação, demitiu funcionários responsáveis por infraestrutura, moderação e atendimento à imprensa, reinstaurou contas de pessoas que haviam sido banidas e impôs um limite temporário de leitura diária de tuítes, entre outras decisões controversas.

l QUAIS CRÍTICAS JÁ FORAM FEITAS AO THREADS?

Especialistas apontaram que o aplicativo da Meta pede acesso a informações pessoais, financeiras, a dados de saúde e condicionamento físico e a mensagens em outros apps. Essas informações não são coletadas pelos aplicativos da concorrência, como o Twitter.

Para o diretor fundador do Data Privacy Brasil, Bruno Bioni, o acesso a dados financeiros e de saúde tende a ser excessivo no caso de redes sociais. “Precisa haver justificativa de uma finalidade proporcional para esse uso”.