Wal Sarges
Belém é uma das primeiras cidades a receber a turnê mundial da banda Angra, uma das maiores bandas de heavy metal nacional. Denominada “Experience 2023”, a festa promete uma experiência única para os amantes do rock com show neste sábado, 8, a partir das 17h, no Espaço Náutico Marine Club, dentro do Studio Pub Rock Festival. Além do Angra, outro ícone nacional que aporta na capital, é a humorística Massacration. Em dois palcos, esta edição traz ainda apresentação de 10 bandas locais, além de feira gastronômica, rock street e feira geek, além de flash tattoos.
O line up do festival é formado ainda por bandas e artistas de sucessos na cena paraense, tais como: Charlie Brown Jr Cover- La Familia 013; Emo Vive, com tributo às bandas emo; Coldplay Cover; Pink Floyd Project; Rhegia somado a Red Nightmare; Red Hot Chilli Peppers Cover Belém e Linkin Park Cover- Os esquecidos.
Angra é uma banda formada na década de 1990, que de imediato ganhou projeção internacional, com a agressividade do heavy metal, os ritmos étnicos brasileiros e a sofisticação da música erudita, características do estilo power metal. A banda teve como um dos ícones do grupo, o vocalista e multi-instrumentista André Matos, morto em 2019. André fez parte da criação da banda, ao lado dos guitarristas André Linhares e Rafael Bittencourt (voz), — este que se mantém desde 1991. Atualmente, além de Rafael Bittencourt, fazem parte da banda, Felipe Andreoli, no baixo; Bruno Valverde, na bateria; Marcelo Barbosa, na guitarra e Fabio Lione no vocal principal.
Rafael Bittencourt conta que há um carinho recíproco por Belém. “A gente está começando a nossa turnê mundial pelo Norte e Nordeste, tanto pelo carinho que essas cidades têm conosco quanto temos por elas. Todas as cidades do Norte e do Nordeste vêm sempre apoiando o Angra nesses quase 32 anos de trajetória. Então, acho que isso mostra um carinho, um respeito e uma admiração recíproca porque, para nós, é sempre um prazer estar nessas regiões e em especial, em Belém, com esse público com o qual a gente já tem uma afinidade muito grande. É uma cidade onde a cultura é muito forte e valorizam tudo o que se faz e tem uma cena rock muito forte e especial, com um sotaque brasileiro”, considera o vocalista.
O setlist será um apanhado dos 30 anos de banda e, claro, inclui surpresas, diz o músico. “Tem músicas de todos os álbuns que nós gravamos, então é uma viagem por toda a trajetória da banda e tem aquelas que não podem faltar como ‘Carry On’, ‘Rebirth’, ‘Nova Era’. Mas tem algumas surpresinhas para o pessoal e acho que está bem legal e mostra a variedade de estilos que o Angra abrange”, diz Rafael.
Massacration promete heavy metal e risadas ao público
A turnê será marcada por um show, em Curitiba, em que a banda fará a gravação de seu próximo DVD, com a presença de uma orquestra, unindo o erudito e o heavy metal.
“O show no [teatro] Ópera de Arame será um show elétrico, tocando as músicas em suas versões originais, obviamente com a sonoridade atual, mas procurando preservar os arranjos originais. Lá na Ópera de Arame, teremos uma pequena orquestra, com percussão, preservando os elementos eruditos e da musicalidade brasileira desses arranjos. O principal do DVD acústico é mostrar que mesmo tirando toda a agressividade e elementos importantes como a velocidade, as notas agudas, vocais agudos e solos ‘fritantes’- que marcam tanto o nosso estilo- a gente consegue apresentar as músicas e elas permanecerem com muita qualidade e muita consistência e ainda tocam a emoção das pessoas”, analisa Rafael Bittencourt.
A expectativa é muito grande para a gravação do DVD acústico e também para todos os planos que estão acontecendo, admite o vocalista da banda Angra.
“Tem muita coisa acontecendo ao mesmo tempo. Além da turnê dos 30 anos da banda, o que nos provoca algumas lembranças por todos os sucessos que contam a história da banda, iremos lançar um álbum em novembro. Então, já estamos preparando as gravações de videoclipes e programando esse lançamento, que também vai emendar numa turnê mundial que conta com as músicas do álbum novo. Essas coisas nos fazem homenagear o passado, mas também focar no futuro e o que representamos. Pensar nas músicas novas nos enche de ansiedade para mostrar logo tudo o que estamos produzindo para as pessoas”, destaca o músico do Angra.
MASSACRATION
Com uma pegada de humor, Massacration também dá seu recado aos fãs paraenses. “Belém é uma das maiores capitais do Brasil e como a Massacration é uma das maiores bandas do mundo, nada mais adequado do que a banda tocar em Belém. O público é muito quente e tem o metal na veia, então a gente quer fazer um metal pesado na cidade e comer umas guloseimas no Ver-o-Peso. A vida sem alegria não tem sentido nenhum e é por isso que a Massacration está indo a Belém, levar um pouco de alegria e heavy metal a esse povo criado no açaí e na farinha de mandioca”, conta o guitarrista Metal Avenger.
Massacration é uma banda brasileira de heavy metal concebida no início dos anos 2000 pelo grupo de comédia Hermes e Renato. Detonator é o personagem de Bruno Sutter, que faz os vocais; Metal Avenger é o papel de Marco Antônio Alves, guitarra solo; e Red Head Hammett é interpretado por Franco Fanti, guitarra base.
Metal Avenger fala um pouco do que a banda mostrará no show: “Massacration tocará ‘Metal Is the Law’ e outros clássicos, como ‘Metal Bucetation’ e ‘Metal Galera’, nova música da banda. Tocaremos também ‘Metal Milf’ e o show promete ser eletrizante. A gente vai sacudir Belém e transformá-la de cidade do reggae para a cidade do metal.”
Studio Pub Rock Festival- Experience 2023
Atrações: Angra + Massacration
Abertura: Charlie Brown Jr Cover, Emo Vive, Coldplay Cover, Pink Floyd Project, Rhegia + Red Nightmare, Red Hot Chilli Peppers Cover Belém, Linkin Park Cover.
Quando: Hoje, 8, a partir de 17h.
Onde: Espaço Náutico Marine Club (Av. Bernardo Sayão, n° 5232 – Guamá)
Mais informações: (91) 32521413/@studiopubbelem