Entretenimento

Uma noite no museu 2 atrai grande público em Belém; veja fotos

A novidade da atração foi a inclusão do Museu do Círio, assim como o Preamar da Criatividade que contou com a participação de empreendedores e atrações musicais. Foto: Antônio Melo/Diário do Pará
A novidade da atração foi a inclusão do Museu do Círio, assim como o Preamar da Criatividade que contou com a participação de empreendedores e atrações musicais. Foto: Antônio Melo/Diário do Pará

Alexandre Nascimento

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), promoveu, na noite desta sexta-feira (7), a segunda edição do Uma Noite no Museu, que tem o objetivo de tornar acessível a visitação aos museus do Encontro, de Arte Sacra, do Estado, Casa das Onze Janelas, que integram o Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM), no Complexo Feliz Luzitânia, para a população.

A novidade da atração foi a inclusão do Museu do Círio, assim como o Preamar da Criatividade que contou com a participação de empreendedores e atrações musicais.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), promoveu, na noite desta sexta-feira (7), a segunda edição do Uma Noite no Museu. Foto: Antônio Melo

“A repetição do Uma noite no museu dependia da adesão de pessoas na noite da primeira edição, que aconteceu em junho. Fomos surpreendidos em como nossa população valoriza a arte e cultura que são contadas por esses nossos museus. Então, tivemos a certeza de oficializar essa ação em toda a primeira sexta-feira de cada mês para democratizar esses espaços que, na de hoje (ontem), estão novamente lotado”, disse Armando Sobral, diretor do SIMM.

A adesão de público na segunda edição do Uma Noite no Museu ficou evidente na frente de cada um dos museus do SIMM, marcados por grandes filas de espera para acessar os respectivos espaços. “A gente pensou que não ia dar ninguém, mas o pessoal veio em peso mesmo. Mas, isso não é ruim não, mostra como é importante que esses museus estejam acessíveis para as pessoas, já que muitas não conhecem por falta de tempo, e ter acesso a arte e cultura”, disse Fernanda Souza, 36 anos, pedagoga.

O Museu do Círio foi um dos mais visitados, uma vez que foi uma das novidades na programação por parte da Secult, que fez as pessoas presentes sentirem a devoção da maior manifestação católica do mundo. “Ainda estamos há meses do Círio de Nazaré, mas estar nesse museu já causa essa sensação de fé. Ainda bem que, nessa programação de visitação noturna, incluíram esse museu”, declarou Brasiliano Santos, servidor público.

O Museu do Círio foi um dos mais visitados, uma vez que foi uma das novidades na programação por parte da Secult. Foto: Antônio Melo

Além disso, o evento Uma Noite no Museu 2 incluiu também a programação Preamar da Criatividade, que reuniu empreendedores e atrações musicais na praça da Fonte, que fica ao lado da Casa das Onze Janelas. “A cada Uma Noite no Museu iremos colocar novas atrações. Temos que democratizar esses espaços públicos, então, que seja cada vez mais com novas atrações artísticas e culturais”, concluiu Armando Sobral, diretor do SIMM.