Pará

Comida saudável possui mercado em expansão no Pará

Mário Monte Sá conta que uma transformação em sua vida pessoal levou à mudança na vida profissional. Foto: Wagner Almeida / Diário do Pará.
Mário Monte Sá conta que uma transformação em sua vida pessoal levou à mudança na vida profissional. Foto: Wagner Almeida / Diário do Pará.

Carol Menezes

Uma pesquisa da Fispal Food Service e FGV Jr revelou que o interesse pela alimentação saudável tem crescido entre os brasileiros – quase 40% dos entrevistados relatou ter essa preocupação. Como consequência disso, em 2022 houve marcas relacionadas a comidas e bebidas saudáveis dobrando faturamento e expandindo franquias pelo país. Não à toa, até as redes de fast-food já disponibilizam opções veganas, vegetarianas, com carne de planta, etc.

Em Belém, isso não é diferente e começam a aparecer as lojas e estabelecimentos dedicados à alimentação saudável. A empresária Petra Marron criou, há seis anos, a primeira padaria vegana da capital paraense: a Verderosa. Bem antes da criação do CNPJ, ela ainda com 15 anos, já era vegetariana e fazia biscoitos e pães integrais para complementar o dinheiro que ganhava trabalhando com os pais – na época eles produziam derivados apícolas em sítio em São João de Pirabas.

A empresária Petra Marron criou, há seis anos, a primeira padaria vegana da capital paraense: a Verderosa.

“Era só uma necessidade mesmo. Mas todo mundo dizia que eu levava jeito pra cozinha, e com o tempo eu já tinha uma boa quantidade de clientes que compravam todos os sábados. Eu terminei a faculdade e percebi que não queria seguir carreira de advogada, daí decidi investir naquele pequenininho negócio que tinha potencial. Dei nome, criei CNPJ, e passei a me comportar como uma empresária. Por menor que fosse o empreendimento, já era uma padaria, e eu falava pra todo mundo sobre”, conta.

Orgulhosa da relação com os clientes, a proprietária relata que o público da padaria tem um interesse que vai além dos produtos ofertados. “São pessoas que admiram nosso trabalho e querem muito que a gente progrida. O cardápio varia sempre, afinal de contas, seria uma pena não mostrar para as pessoas o quanto de coisa maravilhosa dá pra fazer com os ingredientes vegetais”, confirma Petra.

A rotina da padaria é bem dinâmica, de acordo com a empresária. Serve almoço, brunch, participa de eventos, oferta coffee breaks em eventos… “Eu acho que ainda temos poucos empreendimentos exclusivamente veganos na cidade. A padaria é sim uma precursora nesse sentido, e a gente quer muito que o veganismo vire uma realidade na cidade. O mundo precisa do veganismo. Eu penso que , daqui a algum tempo, comer carne nesse contexto de urbanidade em que vivemos será cada vez mais problematizado”, analisa.

Proprietário de um restaurante focado em alimentação saudável, o Grão, Mário Monte Sá conta que uma transformação em sua vida pessoal levou à mudança na vida profissional. Precisando passar por um processo de reeducação alimentar, ele se deu conta da ausência de servicos do segmento. Ali nasceu a ideia de um lugar para comer saudável e com sabor.

“Como qualquer negócio, o espírito do restaurante são os clientes! Assim, sempre buscamos nos atualizar com o melhor que existe no mercado, mantendo a proposta do negócio, respeitando o público e mostrando que comer bem e saudável é muito fácil”, defende.

Mário garante que o mercado saudável é o que mais cresceu nos últimos anos. “É muito satisfatório ter consciência que fomos pioneiros e inspiramos outros empreendedores a valorizar está modalidade de alimentação, que até então, era escassa! A alimentação saudável que antes era o futuro, agora é presente!”, ratifica o empresário.

Há 14 anos o empresário Francisco Sridhara abriu junto com a esposa um restaurante de comida vegana e vegetariana, o Govinda, movidos principalmente pela filosofia de vida de ambos, ligada ao movimento hare krishna. “A gente também percebeu que era algo que não tinha, alguns estabelecimentos abriam mas logo fechavam, então a gente viu uma oportunidade. Queríamos oferecer como diferencial o sabor”, lembra ele.

Há 14 anos o empresário Francisco Sridhara abriu junto com a esposa um restaurante de comida vegana e vegetariana, o Govinda.

Francisco conta ainda com algum encantamento sobre o relacionamento com o público. “É muito gratificante ver as pessoas descobrindo que é possível ter uma alimentação equilibrada, saudável, e de muito sabor. E eles nos mostram isso a cada retorno, quando se tornam clientes cativos mesmo”, declara.

Os proprietários ficam sempre atentos aos feedbacks do público. Os comentários nas redes sociais, os elogios, as críticas. Tudo vira termômetro. “A gente já tem um padrão estabelecido em relação ao cardápio, mas as falas dos clientes também influenciam no que ofertamos”, revela.

Com quase uma década e meia de funcionamento, Francisco acredita que abriu caminho para tantos outros que também decidiram investir em ofertar um tipo de alimentação que ganha cada vez mais adeptos. “Tenho muita convicção que esse mercado ainda vai crescer mais, porque a alimentação saudável, equilibrada, veio para ficar, ainda mais com as pessoas tomando cada vez mais consciência sobre a própria saúde, sobre o meio ambiente”, finaliza Francisco.

 

Serviço:

Padaria Verderosa

Alimentação vegana e vegetariana

Rua João Balbi, 508 – Umarizal

Funciona de segunda a sábado, das 11h às 14h às segundas e até às 18h nos outros dias

Instagram @padariaverderosa

Whatsapp: 91-98892-3698

 

Grão Culinária Saudável

Alimentação saudável zero glúten e zero lactose

Trav. Dom Pedro I, 546 – Umarizal

Funciona todos os dias, das 11h30 às 22h

Instagram @graoculinariasaudavel

Whatsapp:

91-99211-8687

 

Govinda

Alimentação vegana e vegetariana

Rua dos Mundurucus, 1800 – Batista Campos

Abre todos os dias, das 9h às 22h de segunda a sábado e das 9h às 16h aos domingos

Instagram @govindarestaurante

Contato: 91-3121-9611