Concursos & Empregos

Concurso: PMPA vai abrir 4,4 mil postos; veja quando deve sair o edital

A PMPA deve oferecer 4.400 vagas, como já havia sido anunciado, em maio, pelo comandante-geral da corporação, coronel Dilson Júnior. Foto: SD PM Renata
A PMPA deve oferecer 4.400 vagas, como já havia sido anunciado, em maio, pelo comandante-geral da corporação, coronel Dilson Júnior. Foto: SD PM Renata

JC Concursos

A banca organizadora do novo concurso da PMPA (Polícia Militar do Estado do Pará) deve ser contratada até o final de julho. A confirmação foi feita pela secretária de Planejamento e Administração (Seplad), Elieth de Fátima da Silva Braga, por meio de publicação nas redes sociais, em conjunto com a vice-governadora Hana Ghassan Tuma.

De acordo com a secretária, até o final do ano a seleção já deve contar com a aplicação das provas concluída. Desta forma, a publicação do edital deve ocorrer durante o segundo semestre. Novas informações devem ser divulgadas em breve.

A titular da Seplad também confirmou que a PMPA deve oferecer 4.400 vagas, como já havia sido anunciado, em maio, pelo comandante-geral da corporação, coronel Dilson Júnior. O quantitativo já considera oferta para preenchimento imediato e formação de cadastro reserva de pessoal, para soldados e oficiais, respectivamente, com exigências de ensino médio e nível superior.

A distribuição das oportunidades deve ocorrer da seguinte forma: soldados – 4.000 vagas; oficiais – 400 vagas. Nos dois casos, além da escolaridade, os interessados devem contar com as seguintes condições: idade de 18 a 30 anos; carteira nacional de habilitação a partir da categoria “B”; altura mínima de 1,60m para homens e 1,55m para mulheres.

O último concurso ocorreu em 2020, com 2.405 vagas, sendo 2.310 para soldados e 95 para oficiais. A banca organizadora, na ocasião, foi o Instituto Iades. No caso de soldados, a distribuição por sexo foi a seguinte: homens – 2.079 vagas; mulheres – 231 vagas. Para oficiais: homens – 85 vagas; mulheres – 10 vagas.

A seleção foi composta das seguintes etapas: provas objetivas; provas discursivas para oficiais; avaliação psicológica; avaliação de saúde; testes de aptidão física; investigação de antecedentes pessoais.

Para soldados, o conteúdo contou com: Língua Portuguesa; Atualidades; Raciocínio Lógico; Noções de Direito Constitucional; Noções de Direito Administrativo; Noções de Direito Penal; Noções de Direito Processual Penal; Noções de Direito Penal Militar; Noções de Direito Processual Penal Militar; Legislação Penal Especial; Direitos Humanos; Legislação Institucional.

Para oficiais: Língua Portuguesa; Direitos Humanos; Legislação Institucional; Direito Constitucional; Direito Administrativo; Direito Civil; Direito Penal; Direito Processual Penal; Direito Penal Militar; Direito Processual Penal Militar; e Legislação Penal Especial.