Pará

Veja o que checar no carro antes de viajar

Checar as condições dos pneus, dos freios e da suspensão estão entre os itens básicos que devem ser verificados. Foto: Irene Almeida/Diário do Pará.
Checar as condições dos pneus, dos freios e da suspensão estão entre os itens básicos que devem ser verificados. Foto: Irene Almeida/Diário do Pará.

Pryscila Soares

Com a chegada das férias escolares, muitas famílias planejam pegar a estrada para curtir o veraneio nos mais diversos balneários espalhados pelo interior paraense. As opções são variadas. Mas, antes de percorrer esses longos quilômetros, um dos passos mais importantes do planejamento é realizar uma revisão no veículo. Checar as condições dos pneus, dos freios e da suspensão estão entre os itens básicos que devem ser verificados.

O ideal é realizar a revisão de forma antecipada, uma vez que o movimento nas lojas especializadas em serviços automotivos tende a aumentar consideravelmente após a primeira semana de julho, conforme explica Fábio Pontes, supervisor nacional de compras e varejo da RR Pneus, que dispõe do serviço em Belém.

O principal objetivo do serviço é garantir uma viagem segura, além de minimizar o risco de multas. “Apesar de as pessoas deixarem muito para cima da hora, é muito importante que você faça a revisão do seu veículo para que não seja surpreendido negativamente na hora de pegar a estrada. É muito importante fazer a troca de óleo e filtros, assim como verificar a situação dos pneus, a parte de freios, alinhamento, balanceamento, verificar as luzes, estepe (pneu reserva), triângulo e macaco, caso precise fazer a troca de um pneu furado”, pontua Fábio.

O fluxo de automóveis nas lojas aumenta de 30% a 35% neste período e os valores dependem do serviço que será feito. A revisão básica de troca de óleo e filtros pode ser encontrada a partir de R$ 150,00, dependendo do veículo. “A revisão simples para alinhar e balancear é recomendada fazer a cada 5 mil km ou seis meses. Se a pessoa fizer em julho, ela fará novamente no final do ano. Se a pessoa for parada numa blitz, o pneu careca já é passível de multa”, exemplifica o supervisor.

CUIDADO

Acostumado a pegar a estrada, o empresário e arquiteto Pedro Carvalho, 73 anos, sempre antecipa a revisão do veículo antes de viajar. Para este mês, ele já programou uma viagem para Salinas com a família. Durante a revisão, ele checa a suspensão do veículo, as condições do estepe, entre outros itens. “Vou viajar semana que vem para Salinas. Vou fazer alinhamento e balanceamento, troca de óleo, a gente checa tudo. Isso é uma questão de segurança da família toda. Vou gastar uns R$ 180,00 com alinhamento e balanceamento”, disse ele, que costuma fazer a troca e até mesmo o conserto de pneus furados, caso necessite durante a viagem.

ITENS DA REVISÃO DO VEÍCULO

  • Troca de óleo e filtros: Verifique se está em tempo de realizar a troca do óleo, o que garante a lubrificação do motor, e dos filtros, que servem para filtrar o combustível e o ar que vai para dentro do motor e do ar-condicionado.
  • Pneus: Verifique as condições dos pneus. Quando estão “carecas”, os pneus devem ser trocados por uma questão de segurança, principalmente. O que faz o veículo parar, ao frear, é o pneu que está em atrito com o solo.
  • Freios: A cada 15 mil km, em média, é preciso fazer a troca da pastilha de freio.
  • Alinhamento e balanceamento: O balanceamento equaliza o peso da circunferência roda/pneu e o alinhamento é realizado no braço de direção para garantir a padronização das rodas. Isso evita o desgaste dos pneus. Deve ser realizado a cada 6 meses ou 5 mil km. Além disso, toda a parte de suspensão do veículo é verificada neste serviço.
  • Luzes: Verifique se as luzes do veículo estão funcionando. Além de prejudicar a visibilidade, conduzir o veículo com luzes queimadas pode acarretar em multas.
  • Estepe (pneu reserva): Verifique se o estepe está cheio/calibrado, caso necessite utilizar durante a viagem.
  • Triângulo e macaco: O condutor vai precisar desses dois itens, caso precise trocar um pneu na estrada.