Entretenimento

Premiação das quadrilhas marca encerramento de arraial em Belém

O arraial “Tamo Junto e Misturado”, promovido pela Prefeitura de Belém, foi realizado na praça Waldemar Henrique com uma variada programação. Foto: Ricardo Amanajás / Diário do Pará
O arraial “Tamo Junto e Misturado”, promovido pela Prefeitura de Belém, foi realizado na praça Waldemar Henrique com uma variada programação. Foto: Ricardo Amanajás / Diário do Pará

Ana Laura Costa

O arraial junino “Tamo Junto e Misturado”, promovido pela Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural de Belém, na praça Waldemar Henrique, desde o dia 15 de junho, encerrou ontem (30) com a premiação das quadrilhas vencedoras que se apresentaram no final do concurso, assim como das misses juninas vencedoras.

A programação iniciou às 15h, no Piano Palco, com a apuração dos votos para as dez melhores quadrilhas e misses juninas. A premiação das quadrilhas e misses ocorreu às 19h.

Das 39 quadrilhas habilitadas para o arraial, 20 ficaram na disputa, foram elas: Encanto da Juventude, Fuzuê Junino, Rainha da Juventude, Reino de São João, Roceira Arrasta Pé, Fúria Junina, Balão de Ouro, Atração Junina, Roceiros Pé de Moleque, Santa Luzia, Tradição Junina, Paraíso Junino, Amor de Um Mensageiro, Moreninha da Campina, Roceiros da Barão, Sedução Ranchista, Folguedo Anarriê, Explosão Junina, Império Junino e Pipocando Junino.

Apesar da chuva que iniciou no final da tarde e se intensificou no início da noite, o diretor do grupo de quadrilha “Fuzuê Junino”, do bairro da Pedreira, Emerson Moraes, de 42 anos, não arredou o pé do espaço. O motivo foi o terceiro lugar conquistado pelo grupo junino que o apaixonado por cultura preside.

“Avalio o arraial junino deste ano de forma muito positiva, isso tudo deu outro visual para a praça, atraiu o público, ocupou esse espaço. Durante toda a programação, desde o dia 15, o público compareceu e isso nos deixou muito felizes. Esse ano também pudemos ver muitas quadrilhas voltando e políticas culturais como essa fazem com que a gente mantenha a chama da nossa cultura acesa. Foi um retorno prazeroso, eu tô muito feliz!”, conta.

Após a premiação, as apresentações seguiram com o Ponto de Cultura Guerreiros do Boi, Boi Bumbá da Juventude e do Ponto de Cultura Kananciuê. Paralelamente, na Cuia Acústica da Praça Waldemar Henrique contou com apresentação do Ponto de Cultura Paykicés, Grupo de Carimbó Sabor Marajoara, Cia de Danças Amazônicas e grupo de carimbó Mururé.