Polícia

PRF apreende 95 kg de maconha, armas e munições em Castanhal

A apreensão gerou um prejuízo estimado em mais de 200 mil reais para o crime organizado. Droga seria entregue na cidade de São Paulo/PA.
A apreensão gerou um prejuízo estimado em mais de 200 mil reais para o crime organizado. Droga seria entregue na cidade de São Paulo/PA.

TIAGO SILVA
De Castanhal

Na tarde de quarta-feira (28), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu cerca de 95 kg de maconha, além de duas armas de fogo e munições. A apreensão ocorreu durante uma fiscalização de rotina no km 53 da BR-316, área da cidade de Castanhal, região do nordeste paraense. Um homem foi preso.

Por volta das 17h30min, foi dada a ordem de parada a um caminhão-baú que transitava pela rodovia. Ao ser questionado acerca do conteúdo transportado, o motorista afirmou inicialmente que estava realizando uma mudança e, posteriormente, afirmou que estava transportando peças de motocicletas.

Quanto ao destino, o homem afirmou primeiramente que seguiria para o estado de Minas Gerais, porém entrou mais uma vez em contradição, afirmando que estava indo para o estado de São Paulo, quando questionado novamente. Desconfiados, os agentes federais solicitaram a abertura do baú, para que fosse possível identificar a mercadoria transportada.

Devido ao excesso de caixas de papelão e o difícil acesso ao compartimento de carga do veículo, os agentes solicitaram o apoio do Núcleo de Operações com cães farejafores da Guarda Civil de Castanhal que atendeu a solicitação com dois cães farejadores. Depois de uma análise minuciosa do veículo, foram encontrados 95 tabletes de maconha, com 1 kg cada, distribuídos em três caixas.

Ainda durante a fiscalização, também foram localizadas no veículo: 01 (uma) pistola Taurus calibre 380, com 13 (treze) munições de mesmo calibre e 02 (dois) carregadores, além de uma garrucha calibre 38 (arma de fogo de cano curto, semelhante a um revólver) com cano duplo.

Indagado sobre o material ilícito encontrado, o condutor do caminhão afirmou que o destino final da droga seria a cidade de São Paulo. Ainda durante a fiscalização, também foram encontradas no veículo: 1 arma de fogo tipo pistola Tauros calibre 380, com 13 munições e 2 carregadores; e outra arma de fogo semelhante a um revólver de cano curto tipo garrucha calibre 38 com cano duplo.

O motorista, que não teve o nome divulgado pela PRF, foi preso e apresentado na Delegacia de Polícia Civil do Centro de Castanhal, onde foi autuado em flagrante delito pelos crimes de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. Segundo a PRF, a apreensão gerou um prejuízo estimado em mais de 200 mil reais para o crime organizado.