Nildo Lima
O experiente Hélio dos Anjos, de 65 anos, é o novo treinador do Paysandu. Ele foi anunciado pela diretoria bicolor para suceder a Marquinhos Santos, que não resistiu à derrota de ontem (27), diante do Botafogo, da Paraíba, fora de Belém. As negociações entre o representante de Dos Anjos e a direção do Papão foram iniciadas logo após a partida no estádio Almeidão. O acordo entre as partes, no entanto, só foi sacramentado no final da tarde, quando o treinador teve o seu nome anunciado pelo clube como novo comandante alviceleste e que desembarca amanhã no final da manhã em Belém.
Dos Anjos comandará o Paysandu pela quarta vez em sua carreira, iniciada em 1986, no Joinville-SC. A primeira passagem do técnico pelo Papão aconteceu em 2002, quando ele comandou o time em cinco partidas. Depois, o técnico dirigiu o elenco bicolor nos anos de 2019 e 2020, quando atuou à beira do gramado em 44 partidas, com 19 vitórias. Os números são do site O Gol. O treinador conta com a empatia dos torcedores do Paysandu, que, desde a saída de Márcio Fernandes, antecessor de Marquinhos Santos, clamavam pelo retorno de Dos Anjos ao clube.
A identificação da Fiel com o novo treinador da equipe tem as suas razões. Em 2002, quando o Papão disputava o Brasileirão, Dos Anjos evitou a queda do clube para a Série B do Brasileiro. Em 2019, por muito pouco, o técnico não levou o Paysandu à Série B do ano seguinte. O feito só não se consumou por conta de um erro grotesco do árbitro Leandro Vuaden, na chamada “Batalha dos Aflitos”, contra o Náutico-PE. Dos Anjos traz em sua companhia os assistentes Marcelo Rocha e Guilherme dos Anjos, este, filho do treinador.
Após fechar seu retorno à Curuzu, o treinador, em sonora publicada pela assessoria bicolor, mandou um recado aos torcedores do Papão. “Estou aqui anunciando o meu retorno ao Paysandu”, ratificou. “Estou aqui também para dizer o privilégio, a alegria, o orgulho de estar de volta ao futebol paraense, de estar de volta ao Paysandu. Sabemos das dificuldades, sabemos também daquilo que pode ser feito”, prosseguiu o treinador, encerrando o seu depoimento, afirmando confiar na padroeira dos paraenses para desenvolver um grande trabalho na Curuzu. “Com muita fé em Nossa Senhora de Nazaré para alcançarmos tudo que precisamos alcançar”, disse.
O treinador será apresentado amanhã à tarde, no estádio da Curuzu, ao elenco bicolor. A cúpula da direção do clube deverá estar presente, tendo à frente o presidente Maurício Ettinger.