IGOR SIQUEIRA
RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) – A CBF busca uma capital na região Norte do Brasil para o primeiro jogo da seleção brasileira nas Eliminatórias da Copa 2026. Belém e Manaus estão no páreo para abrigar a partida contra a Bolívia, em setembro.
O plano da CBF é reduzir distâncias de deslocamentos durante a data Fifa e isso envolve um “casamento” entre a sede quando Brasil for mandante e o país do jogo como visitante.
No caso do primeiro jogo das Eliminatórias, o adversário inicial é a Bolívia, mas o jogo seguinte é no Peru. Isso faz com que a CBF já descarte hipóteses de jogos no Sul e no Sudeste.
Manaus e Belém receberam vistorias nos últimos dias de equipes da Conmebol, que avaliam as condições dos estádios. Neste caso, Arena da Amazônia e Mangueirão. A CBF aguarda o retorno dessas análises para bater o martelo.
A cidade que for deixada de lado para o jogo de setembro terá uma nova janela de oportunidade ainda em 2023, já que a seleção visitará a Colômbia em novembro. Neste caso, a partida em solo brasileiro será contra a Argentina.
Antes, em outubro, o jogo do Brasil como visitante é contra o Uruguai. Pela lógica da CBF, a cidade escolhida para o outro jogo daquele mês, contra a Venezuela, será na parte de baixo do mapa.
EXPECTATIVA PARA SEXTA-FEIRA
A definição do local do primeiro jogo é uma das pendências sobre a mesa do presidente Ednaldo Rodrigues. A outra, ainda mais relevante, é quem será o técnico da seleção. O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, prometeu dar na sexta-feira uma atualização sobre a situação do técnico da seleção.
Nos três amistosos do ano, o interino foi Ramon Menezes. Mas com o acordo verbal que a entidade engatilhou com Carlo Ancelotti, a CBF precisa de uma solução imediata que dure até o fim do contrato do italiano com o Real Madrid, em junho de 2024.
*
PRÓXIMOS JOGOS DO BRASIL EM 2023
Setembro
Brasil x Bolívia
Peru x Brasil
Outubro
Brasil x Venezuela
Uruguai x Brasil
Novembro
Colômbia x Brasil
Brasil x Argentina