Wesley Costa
Hoje (27), a igreja católica celebra o dia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, título mariano que começou a ser propagado pelo mundo, após a entrega do ícone aos missionários redentoristas e aos padres da congregação Santo Afonso, pelo Papa Pio IX, no ano de 1866. A missão acolhida era de tornar conhecida esta devoção que chegou a Belém em 1947, por meio dos missionários redentoristas americanos, os primeiros que chegaram na região e propuseram a devoção.
“No caso do ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, podemos dizer que ele nos traz uma mensagem cristocêntrica. Ele nos traz Maria Santíssima nos apontando o seu filho Jesus que é o nosso Perpétuo Socorro”, diz o pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, padre Cleidivan Brito. As novenas que se tornaram tão populares, também são sinais da forte devoção e importância que o ícone tem na capital.
Na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizada na Rodovia Artur Bernardes, o dia de Nossa Senhora da Nossa Senhora do Perpétuo Socorro inicia a programação com missa às 5h30. As celebrações eucarísticas também vão correr às 6h30, 12h e 17h. Já as novenas serão realizadas às 6h e 18h.
Já a missa solene será às 19h, presidida pelo pároco. A partir das 20h está programada a Procissão Luminosa. O percurso inicia na paróquia e segue pela avenida Pedro Álvares Cabral, travessa Djalma Dutra, avenida Senador Lemos, passagem das Flores, retornando pela rodovia Artur Bernardes até a paróquia.