Entretenimento

Viva São João! Dia para celebrar o protagonista da quadra junina

O profeta que anunciou a chegada de Jesus, também é aquele que está no mastro que abre a quadra junina. FOTO: Consuelo Abreu
O profeta que anunciou a chegada de Jesus, também é aquele que está no mastro que abre a quadra junina. FOTO: Consuelo Abreu

Aline Rodrigues

Hoje é dia de celebrar São João! O dia 24 de junho marca o nascimento de João Batista, o profeta que previu o nascimento de Jesus Cristo. A data cristã é celebrada em diversos países, mas especialmente no Brasil, onde a manifestação religiosa tornou-se cultural, artística e festiva, incluindo símbolos como a fogueira e também o tradicional banho-de-cheiro.

Uma das tradições juninas da nossa região, que é mantida na capital pelo Arraial do Pavulagem, é o levantamento do mastro de São João, que marca a abertura oficial dos arrastões culturais do grupo, simbolizando a abertura da Quadra Junina.

O cortejo fluvial traz a comitiva dos bois Pavulagem e Malhadinho junto com o mastro de São João Menino até a Praça dos Estivadores, onde ele costuma ser levantado, e mantido até o encerramento do período festivo.

“É importante dar continuação nestes festejos de santos, principalmente na quadra junina, porque são tempos de festejar uma boa colheita, o trabalho bem feito na roça e são os santos da época: São João, Santo Antônio, São Pedro e São Marçal. No interior, durante estas festividades, têm que ter mastros em homenagem a estes santos da época”, explica o mestre Lucas Bragança, membro do Comitê Gestor de Salvaguarda do Carimbó e diretor de eventos do Grupo Sancari, do bairro da Pedreira.

Para o mestre, manter uma tradição é sempre importante e ele destaca a alegria de poder contribuir com aquilo que lhe foi ensinado, podendo passar para os mais jovens a importância dessas tradições.

“Sou do interior e as tradições festivas de santos são muito fortes. Mas como moramos na capital, Belém, é um pouco mais difícil mantê-las, e surgiu a oportunidade de fazermos e mantermos esta tradição do mastro de São João com o Arraial do Pavulagem”. É o Sancari o grupo responsável pela confecção do mastro e levantamento durante a abertura dos cortejos do Boi Pavulagem, todos os anos.

FOLIAS PARA O SANTO

Outro aspecto que relaciona arte e religiosidade são as folias – cantorias dedicadas aos santos. E não faltam folias dedicadas ao Santo do dia, São João. O cantor e compositor paraense Allan Carvalho já realizou show com canções sobre sua relação com a quadra junina e tem lançado, inclusive, o disco “Folias de Belém”, em parceria com Ronaldo Silva, inspirado nas folias do divino que ocorrem pelo norte do país.

Outro projeto paraense que se destaca é o “Folias de Santo”, coordenado pelo músico Renato Rosas, que pesquisa, compõe e grava essas folias. Entre as composições lançadas está uma “Folia para São João”, que ainda contou com a parceria de Nazaco Gomes.

Para Allan Carvalho, é importante celebrar São João. “É muito bom ver não só aqui em Belém as tradições se manterem fortemente, não todas, por exemplo, o boi é uma coisa que está se extinguindo, é uma preocupação, porque as relações de observar a cultura se transformam também. Então, o que é muito tradicional acaba tendo uma outra significação aqui dentro da cidade, mas ainda se mantém bastante no interior”, considera.