Bola

Mangueirão lotado e G8 na mira: Remo encara 'decisão' na Série C

No Clube do Remo, a eleição do dia 12 de novembro será no Ginásio Serra Freire, na sede social do clube. Foto: Samara Miranda/Remo
No Clube do Remo, a eleição do dia 12 de novembro será no Ginásio Serra Freire, na sede social do clube. Foto: Samara Miranda/Remo

Matheus de Oliveira

Pela primeira vez desde a sua estreia nesta edição de Série C do Campeonato Brasileiro, o Clube do Remo terá, neste sábado (24), a chance real de alcançar uma vaga na almejada zona dos classificados à fase decisiva do campeonato, o G8.

Para isso, diante do Figueirense-SC, a partir das 16h30, a equipe azulina precisa acabar com o retrospecto de vacilos em seus domínios e aproveitar o seu retorno ao Mangueirão para arrancar uma vitória em duelo válido pela 10ª rodada da competição nacional.

Dois pilares devem ser determinantes pela briga para a pontuação máxima: a invencibilidade de cinco rodadas e o suporte do torcedor nas arquibancadas, com previsão de 40 mil presentes no Olímpico do Pará.

Até ontem (23), mais de 35 mil ingressos já tinham sido garantidos pelos integrantes do Fenômeno Azul. A comoção em massa da torcida, na análise dos jogadores, será imprescindível para mais uma performance coesa na direção do triunfo. A solidez, por sinal, será a principal estratégia de Ricardo Catalá, que deverá promover a estreia de Rafael Silva na referência do ataque para o compromisso. Mas outro novato também deve cravar a primeira exibição pelo Mais Querido: o centroavante Élton.

O experiente jogador foi apresentado oficialmente na sexta-feira e com promessa de pôr em prática exatamente aquilo que o consagrou no esporte: a quantidade de gols marcados. Nesse sentido, o próprio projeta: “A expectativa é muito grande, procurando fazer o meu melhor para ajudar os meus companheiros. Fiquei um período sem jogar, tem uma semana que estou aqui. Acredito estar à disposição para o professor. Se ele optar, vou dar o meu melhor”, almeja.

Jogador com larga rodagem no mundo da bola, a parceria em um clube de tradição e massa, na sua visão, tem tudo para ser positiva. O jogo deste final de semana com a projeção de um Mangueirão lotado, é benéfico para a sequência da temporada. “Todo jogador gosta de jogar com o estádio cheio, sabemos que a torcida é muito fanática. Que possam nos incentivar a todo momento. Sabemos que uma vitória neste sábado é muito importante”, avalia.

Do outro lado, em um momento oscilante na competição, o Figueirense-SC conseguiu um fôlego essencial para a sua permanência próxima ao G8 em sua última apresentação ao vencer, por 1 a 0, o Brusque-SC, no mando adversário. O triunfo como visitante resgatou a confiança necessária para que o Figueira tente, agora, longe de seu Estado, brigar pela vitória contra o Remo.

Apesar da leve distância na tabela, com os azulinos na 13ª posição e a equipe catarinense na nona, o confronto é direto, já que um revés no Mangueirão fará com que o adversário da vez o ultrapasse ao fim da rodada. O treinador Paulo Baier, nesse sentido, não deve fazer alterações em seu padrão de jogo, bem como na escalação da equipe que triunfou na partida passada.