Da Redação
O programa Canto e Sabor do Brasil que vai ao ar neste domingo (25), às 11h, na TV Brasil, recebe o irreverente cantor, compositor e apresentador Falcão para um bate-papo com muito humor, acompanhado do tradicional almoço na cozinha da fazenda. Durante o episódio inédito, o apresentador Paulinho Del Ribeiro prepara no velho fogão à lenha uma galinhada nordestina com polpa de pequi à moda do Paulinho.
Ao longo dos três blocos da atração da emissora pública, Falcão entoa as músicas “I’m not dog no (Eu não sou cachorro não)” (Waldick Soriano / Vrs. Falcão / Vrs. Tarcísio Matos), “Coração de Frango” (Marcos Mairton), “Mulheres Modernas” (Falcão), “No Cume” (Falcão / Plautus Cunha), “Você é a Letra ‘x’ da Palavra Love” (Falcão), “Black People Car (Fuscão Preto)” (Atílio Versuti / Jeca Mineiro / Vrs. Falcão / Vrs. Tarcísio Matos), “Ô Povo Feio” (Falcão) e “Feito Vaca” (Falcão).
Marcondes Falcão Maia nasceu na cidade de Pereiro, no Ceará, mas mudou-se para Fortaleza em 1970. Na capital cearense, aprendeu a tocar violão junto com os irmãos. Por gostar de desenhar, foi estudar em uma escola técnica e passou a trabalhar como desenhista. Ao mesmo tempo, cursava Arquitetura na Universidade Federal do Ceará (UFC) e também cantava para os colegas que gostavam do repertório do então estudante. Depois de formado, abriu um escritório de arquitetura onde permaneceu por três anos.
Com uma personalidade marcada pela irreverência e humor, Falcão logo percebeu que a música era a sua verdadeira vocação. Conhecido pelo visual sempre um tanto exagerado, com paletós coloridos e camisas florais, além do girassol na lapela, Falcão é um dos maiores representantes do estilo brega nacional. Ele se destacou no cenário musical no início dos anos 1990 com “I’m not dog no”, uma versão traduzida em inglês, e ao pé da letra, da música “Eu não sou cachorro não”, de Waldick Soriano. O segundo maior sucesso nacional foi “Black People Car”, em mais uma tradução literal para o inglês da canção “Fuscão Preto”, de Almir Rogério.
Como ator, Falcão atuou em diversos filmes e séries de TV. Além de se apresentar em shows por todo o país, também comanda o ‘tauco-show’ semanal “Leruaite”, na TV Ceará. O programa, que mistura entrevistas e humor, ainda conta com a presença da banda “Tô nem vendo”, formada por músicos com deficiência visual de Fortaleza.