No dia em que Santarém celebra seus 362 anos, o governador Helder Barbalho oficializou, na manhã desta quinta-feira (22), a ordem de serviço para a construção da Usina da Paz na região de Integração do Baixo Amazonas, no oeste do Pará. O evento marca o início das obras desse complexo multifuncional do governo do Estado, que tem gerado grande expectativa entre os moradores da cidade.
A assinatura da ordem de serviço contou com a presença da vice-governadora Hana Ghassan, o prefeito Nélio Aguiar, de autoridades estaduais, locais e representantes da comunidade. Durante o evento, foram entregues coletes balísticos para órgãos municipais de trânsito, benefícios do programa Sua Casa da Companhia de Habitação do Pará (Cohab), CredCidadão, assim como cadastros ambientais rurais, acordos de pesca e títulos de terras.
“Que felicidade poder, no dia do aniversário de Santarém, iniciar as obras da Usina da Paz. Esse projeto fantástico, um equipamento público de cidadania que trará a transformação social para esta região da cidade, trazendo a experiência que tem dado certo onde já implantado e fazendo com que a cidadania seja o caminho para redução da criminalidade. É isto que a Usina da Paz se propõe”, informou o governador Helder Barbalho.
A Usina da Paz seguirá o modelo das usinas anteriores, buscando implementar um novo conceito de segurança pública e cidadania. Serão oferecidas uma ampla variedade de ações e serviços essenciais nas áreas de saúde, educação, assistência social, cultura, esporte e lazer. Essa iniciativa visa atender não apenas a população de Santarém, mas também dos municípios vizinhos, promovendo o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida de todos.
Diversos serviços interdisciplinares serão disponibilizados, envolvendo secretarias estaduais e órgãos parceiros. Os moradores terão acesso facilitado a atendimento médico, odontológico e psicológico, além de consultoria jurídica, emissão de documentos, treinamento de lideranças, atividades esportivas, capacitações e cursos profissionalizantes. É importante destacar que todos esses serviços serão oferecidos de forma gratuita, visando ampliar o acesso da população aos cuidados essenciais.
A localização estratégica da Usina da Paz será em um terreno doado pela prefeitura de Santarém, situado na Avenida Pirelli, próximo à Rodovia Fernando Guilhon. A responsabilidade pelas obras ficará a cargo da empresa Alcoa, por meio de um termo de cooperação.