Entretenimento

Castanhal terá arraial com quadrilhas e muitos shows

A extensa programação junina começa nesta quinta e terá atrações de peso, como a banda Warilou
A extensa programação junina começa nesta quinta e terá atrações de peso, como a banda Warilou

Wal Sarges

Do carimbó ao forró pé de serra. Alguns dos estilos mais populares estão reunidos no Castanhal Junino Sustentável, que contará com diversas atrações musicais. Entre as principais, estão Pinduca, Forró do Bacana, Mahrco Monteiro, Wanderley Andrade, Kim Marques, Tropa do Forró, Nega Lora, Afonso Capelo, Warilou, banda Quero Mais e Cabra no Forró.

Os festejos juninos na Cidade Modelo iniciam hoje, 22, e seguem até 2 de julho, sempre às 19h, no Parque de Exposições Pedro Coelho da Mota.

A alegria está garantida com o arraial que contará com um parque de diversões com roda-gigante e os mais variados brinquedos. Haverá ainda apresentações de mais de 80 quadrilhas e grupos folclóricos e os concursos de misses, disputando diversas premiações. O evento conta ainda com a realização de Feiras de artesanato e de gastronomia; stands de expositores e festival de carne de sol. O evento é fruto de financiamento via as Leis de Incentivo Rouanet e Semear.

DANÇANDO LAMBADA

No palco, o gosto é de celebração de mais de três décadas acumulando hits e permeando a memória afetiva das pessoas. É a assim que a banda Warilou se apresenta em Castanhal, promovendo um casamento na roça, no primeiro sábado de julho, dia 1º, antecedido por Jamilly Araújo.

“Os trajes simbolizam um casamento musical que já dura mais de três décadas. É uma grande brincadeira que a gente faz na questão do figurino, mas a ideia é fazer um grande arraial, cem por cento paraense com ritmos daqui”, afirma Joba que divide o vocal com Nicinha e Suelene.

Ao lado dos três vocalistas, a banda Warilou é composta ainda por Neca Borges no baixo, Raulzito na guitarra, Pedro Leonardo na bateria, Mauro Capela na percussão e Ryan Rússia nos teclados.

Criada na década de 1990, a banda Warilou representa um segmento da música paraense, tendo a lambada como carro-chefe do setlist do show, conta Joba. “Apresentamos músicas que fazem parte dos nossos discos, além de fazermos uma grande homenagem a artistas paraenses, com os ritmos daqui. Então tem o brega, tem carimbó e, no arraial, a gente está fazendo uma homenagem também a alguns parceiros que tivemos quando circulamos pelo Nordeste, como no caso da cantora Eliane, que é considerada a rainha do forró no Nordeste e do Mastruz com Leite”.

“Este Arraial é a celebração de ritmos paraenses tendo a lambada como carro-chefe que foi o ritmo que que praticamente sacudiu o mundo na década de 1990, que teve as suas raízes aqui através da Guitarrada e a partir das cúmbias e merengues adquiriu um sotaque muito expressivo da região Norte”, completa Joba.

SOLIDÁRIO

O evento é um sonho que o presidente da Associação Comercial, Renato Roldam, nutre desde 2016 e agora está sendo realizado. “A gente pretende atrair 100 mil visitantes para movimentar a cidade e gerar emprego e renda para Castanhal. Neste ano, teremos R$ 50 mil em premiações, além de shows de artistas e apresentações de quadrilhas”.

“Em Castanhal tem muitos descendentes de nordestinos, este é um período muito marcante para a gente. O evento é totalmente aberto ao público, sem venda de ingressos. Estamos pedindo um quilo de alimento não perecível para distribuirmos para instituições de caridade. A nossa expectativa é a maior, de fazermos um grande evento e transformá-lo em um grande evento anual”, ele completa.

PINDUCA

Na programação de abertura, desta quinta-feira, 22, quem comanda a diversão é o rei do carimbó, Pinduca, que sobe ao palco à meia-noite. Depois é a vez do Forró do Bacana, a partir de 1h30. Dois ícones da música paraense se apresentam na segunda noite: Mahrco Monteiro e Wanderley Andrade. No sábado, 24, Kim Marques anima a programação, seguido do grupo Tropa do Forró. E no domingo, 25, Linda Nil e Quero Mais são as atrações musicais da festa junina.

Abrem a programação da segunda semana de arraial, dia 26, Tonny Brasil e Rhenan Sanches. No dia seguinte, 27, a cantora Nega Lora promete uma festa de arrasar os corações bregueiros e depois quem se apresenta é Adriana Oliver no encerramento da noite. No dia 28, Gemilly e Afonso Capelo são os artistas que alegram a quadra junina no arraial e, na quinta-feira, dia 9, será a vez da banda Top 3 e de Sammy Lourinho. O Carimbó da Maria e Willy Lima comandam a noite de sexta-feira, 30. No domingo, 2, May Ávila e Cabra no Forró são as atrações que encerram a festa junina em Castanhal.