O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o papa Francisco se encontraram, nesta quarta-feira (21), no Vaticano.
A visita ao pontífice faz parte da agenda que Lula cumpre na Europa, nessa semana, quando passará por Itália e França.
Na pauta do encontro estão temas como a guerra na Ucrânia, mudanças climáticas e o combate à fome.
Lula também vai convidar o pontífice para participar do Círio de Nazaré, uma das principais festas religiosas do país realizada anualmente em outubro, em Belém (PA).
Após o encontro com o papa, Lula tem audiência com o arcebispo Edgar Peña Parra, da Secretaria de Estado do Vaticano.
A primeira-dama, Janja Silva, postou em suas redes sociais a entrega de uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré, entregue em mãos ao papa Francisco.
“Recebendo as bençãos do Papa Francisco e entregando uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré, padroeira da Amazônia e que anualmente atrai peregrinos de todo o Brasil para uma das maiores festas católicas do mundo, o Círio de Nazaré. Aproveitamos o encontro para convidar o Papa a participar das festividades deste ano, que acontece em outubro, em Belém”, disse Janja.
AGENDA
Após o encontro com o Papa, na sequência, a partir das 17h (12h em Brasília), haverá uma reunião bilateral com a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni.
No fim do dia, às 18h (13h em Brasília), o último compromisso será um encontro com o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri. Ele foi um dos políticos estrangeiros a visitar o presidente Lula em Curitiba, em julho de 2018.
Na quinta-feira, antes de embarcar para Paris, na França, o presidente concederá uma entrevista coletiva na capital italiana pela manhã.