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Programa faz aumentar procura por carros em Belém

Emerson Rodrigues diz que tiveram momentos em que a loja precisou repor o estoque de alguns modelos FOTO: Celso Rodrigues
Emerson Rodrigues diz que tiveram momentos em que a loja precisou repor o estoque de alguns modelos FOTO: Celso Rodrigues

Wesley Costa

O Programa Carro Popular, do governo federal, despertou em brasileiros o interesse de garantir o sonhado carro próprio, e as concessionárias de Belém também estão atentas a esse movimento. De acordo com as diretrizes do programa, os descontos podem variar de R$ 2 mil a R$ 8 mil, e são aplicados em carros com valor de mercado de até R$ 120 mil. A oportunidade tem ajudado também o setor a aumentar, significativamente, as vendas de seus veículos em todo o país.

O gerente-geral da RR Chevrolet, Emerson Rodrigues, contou que a medida teve um grande impacto nessa demanda de consumo que estava bastante reprimida. “Em nossa loja, por exemplo, estamos tendo uma movimentação dobrada de pessoas que chegam aqui interessadas em adquirir um dos veículos. Mesmo que todas essas procuras não se convertam em vendas diretas, já é um bom sinal”, diz.

ESTOQUE

Ainda segundo o gerente, houve momentos, desde o lançamento do programa, em que a loja precisou repor o estoque de alguns modelos contemplados pelos descontos. “Isso tem sido incrível porque conseguimos perceber que há uma grande demanda de interesse na aquisição de veículos, mas que estava faltando somente uma oportunidade para que esses sonhos se concretizassem”, disse.

Para além dos descontos já garantidos pelo governo federal, muitas concessionárias também estão aplicando novos valores de abatimento nas compras. Esse também é o caso das três lojas gerenciadas pelo Emerson. “Tem modelos que conseguimos alcançar até 10 mil de desconto. Em alguns casos, colocamos esses descontos também em cima de outros modelos que nem estão na lista do programa, mas que pra gente é uma boa, pois abre um leque maior de opções para o cliente”.

Dados mais recentes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) revelam que aproximadamente R$ 370 milhões foram destinados como incentivo à indústria automotiva brasileira por meio do programa. Esse recurso, resultante da redução de impostos, corresponde a quase 25% do montante total de R$ 1,5 bilhão disponibilizado para essa iniciativa.

De acordo com o presidente da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (FENABRAVE), Andreta Júnior, para ampliar o sucesso da Medida Provisória, que tem sido fortalecida por descontos adicionais, oferecidos pelas montadoras, seria oportuno que o Governo aumentasse o aporte de recursos para os automóveis e comerciais leves, pois é possível que o volume concedido não supere muito os próximos 30 dias.

“Ainda há marcas trocando notas fiscais junto às montadoras, referentes aos carros que estavam em estoque, o que retarda um pouco a entrega dos pedidos realizados pelos clientes, e nos impede de verificar, agora, o impacto da medida em unidades, o que teremos em alguns dias. Mas já podemos sentir que os recursos devem acabar, rapidamente, o que mostra como a população estava ávida por uma oportunidade como essa”, analisou.