Bola

Águia e Tuna têm mais de 90% de chance de classificação na Série D

Nildo Lima

Pode até parecer cedo, mas não é. A fase de grupo e da Série D do Brasileiro já está em seus jogos de volta ou, como preferem alguns, o returno. Então, já dá para começar a usar a maquininha de calcular e fazer projeções. Para o futebol paraense o que importa, neste momento, é o Grupo 1 da competição, onde figuram Águia de Marabá e Tuna Luso, os representantes do Estado na disputa. Ambas as equipes cumprem boa jornada, acumulando resultados positivos tanto dentro como fora de casa. Azulão e Lusa estão invictos no campeonato há seis e oito jogos, respectivamente.

Ao término da 9ª rodada da Série D, o Águia de Marabá se manteve na vice-liderança do campeonato ao empatar, fora de casa, diante do Nacional-AM, por 0 a 0, com quem, no jogo de ida, em Marabá, também obteve o mesmo resultado, só que por 1 a 1. A equipe paraense soma 16 pontos, quatro a menos que o líder da chave, o mesmo Nacional. A Tuna Luso, por sua vez, também conta com 16 pontos e só está na 3ª colocação em razão do saldo de gols – 2º critério de desempate: 6 a 5. No primeiro critério – o número de vitórias – os times locais estão empatados: 4 triunfos para cada lado. O 4º colocado é o Humaitá-AC, com 14 pontos.

Com campanhas tão positivas, é natural que o Águia de Marabá e a Tuna Luso sonhem com a classificação à próxima etapa da Série D, que reúne um total de 64 clubes, divididos em oito chaves de oito participantes. E os números dos sites especializados em projeções matemáticas do futebol asseguram, neste momento, grandes possibilidades de o futebol paraense seguir firme na Série D após a fase classificatória. Uma dessas páginas da internet, o site Chance de Gol, aponta o Azulão com 95.88% de possibilidades de classificação. A Lusa também conta com probabilidade positiva: 93.4%.

O Naça, por sua vez, é, naturalmente, o mais cotado do Grupo 1 para carimbar a sua classificação até com possibilidades de antecedência: 99.9%. Azulão e Tuna têm ainda mais cinco rodadas para confirmar suas idas à segunda fase do Brasileiro. Serão 15 pontos em jogo para as equipes. A Lusa fará três partidas em casa (Humaitá-AC, São Francisco-AC e Trem-AP) e duas fora (Águia de Marabá e Nacional). O Azulão terá pela frente dois jogos como mandante (Tuna e São Raimundo-RR) e três como visitante (São Francisco, Humaitá e Princesa do Solimões-AM).

A segunda fase da Série D reunirá os primeiros quatro colocados de cada uma das oito chaves, fazendo um total de 32 equipes, que se enfrentarão em sistema de mata-mata até a decisão do campeonato. No ano passado, a Lusa fez uma pífia campanha no campeonato, sendo eliminada ainda na primeira fase. Já o Azulão esteve ausente do campeonato, que o clube disputou pela 1ª vez em 2016.