Entretenimento

Pavulagem faz arrastão inclusivo para autistas neste domingo (18)

Hoje, Dia Internacional do Orgulho Autista, o Batalhão da Estrela - este ano composto por mais de mil pessoas - terá uma área reservada especialmente para 50 pessoas com Transtorno do Espectro Autista e suas famílias
Hoje, Dia Internacional do Orgulho Autista, o Batalhão da Estrela - este ano composto por mais de mil pessoas - terá uma área reservada especialmente para 50 pessoas com Transtorno do Espectro Autista e suas famílias

Da Redação

Em seu segundo arrastão na quadra junina de 2023, o Arraial do Pavulagem sai às ruas da Campina neste domingo em ato que reúne tradições folclóricas, ritmos regionais contagiantes, alegria e também o compromisso de atuar para que o acesso a tudo isso seja garantido a todas as pessoas.

Hoje, Dia Internacional do Orgulho Autista, o Batalhão da Estrela – este ano composto por mais de mil pessoas – terá uma área reservada especialmente para 50 pessoas com Transtorno do Espectro Autista e suas famílias, para que possam aproveitar o crotejo, incentivando outras famílias a interagirem com a programação.

O momento será a culminância de um trabalho iniciado há duas semanas, com oficinas que envolveram as famílias na confecção de adereços juninos. A ação foi feita em uma parceria entre o Instituto Arraial do Pavulagem e o Grupo Mundo Azul, que não tem fins lucrativos e é formado por mais de 400 mães dedicadas a elaborar e atuar em projetos de inclusão e conscientização sobre Autismo.

Flávia Marçal, que é uma das lideranças do Grupo Mundo Azul, diz que foi apresentada ao Pavulagem pela mãe quando tinha 8 anos, e observa que a carência de espaços de cultura inclusivos revela a importância de projetos como a parceria com o grupo, para criar novas formas de interação social e cultural para pessoas com TEA.

“O Transtorno do Espectro Autista não se apresenta de forma linear. As características clínicas são singulares a cada paciente atípico, fazendo com que cada autista seja diferente do outro. Isto torna a vida em sociedade mais desafiadora e todos devem estar aptos a buscar novos conhecimentos e novos olhares que possibilitem compreender o sujeito e buscar novas possibilidades que contribuam para uma sociedade mais inclusiva”, contextualiza.

Este domingo, a expectativa do Arraial do Pavulagem é repetir o sucesso da estreia dos arrastões, e levar à rua um público de mais de 35 mil pessoas no cortejo. O espetáculo começa com a Roda Cantada, às 9h, em frente ao Theatro da Paz.

Às 10h, o cortejo desce pela avenida Presidente Vargas rumo à Praça Waldemar Henrique após fazer a curva na Rua Municipalidade. Na praça, que também abriga a programação junina oficial da Prefeitura de Belém, uma estrutura foi toda montada para garantir a tranquilidade dos brincantes. A área também ganhou isolamento na via próxima à praça e suporte para que o cortejo transcorre sem problemas.