Entretenimento

Paraense Iza Moreira brilha no elenco de Amor Perfeito

Tânia Batista (Iza Moreira). Foto: João Miguel Júnior / Globo
Tânia Batista (Iza Moreira). Foto: João Miguel Júnior / Globo

Wal Sarges

Aos 22 anos de idade, a atriz paraense Iza Moreira integra o elenco da novela Amor Perfeito, exibida às 18h, pela TV Globo. Determinada, a atriz empresta um pouco da própria garra para a sua personagem, Tânia Batista, uma camareira do Grand Hotel Budapeste, que mesmo passando por episódios de humilhação e racismo, supera a dor para viver seu grande sonho, que é ser professora.

Natural de Belém, Iza mudou-se para São Paulo com apenas 17 anos para trabalhar como modelo profissional. Participou de diversas campanhas publicitárias, porém, foi a partir de papéis no streaming, que ela percebeu que sua grande paixão é atuar, estreando como Fran, em 2020, em “Boca a Boca”, série original da Netflix.

Depois, deu vida à Giulia, par romântico de Giotto, interpretado por Johnny Massaro na novela “Verdades Secretas 2”, exibida pela Globoplay, em 2021. Sandra é seu novo papel no streaming, com previsão de estreia no segundo semestre deste ano, com “Spider”, série biográfica do lutador Anderson Silva.

Baseada livremente na obra Marcelino Pão e Vinho, do escritor espanhol José María Sánchez Silva, Amor Perfeito se passa na fictícia cidade de Águas de São Jacinto, em plena década de 1940. Com boa parte do elenco sendo composto por negros, de acordo com os autores, o folhetim quer “recuperar a história negra apagada”, nas palavras dos autores, segundo uma reportagem do Estadão.

Para a atriz, isso é bem representativo. “Temos um elenco em que a metade dos atores e atrizes são pretos. Isso é muito significativo. E, para existir mudança, a gente precisa falar sobre. A importância é, de fato, a representatividade, mas vai para além dela quando vemos atores e atrizes negras trabalhando, com papéis importantes. Com isso, a gente consegue enxergar um futuro para nós mesmos. E eu me sinto muito honrada de estar vivendo isso”.

Em uma das cenas, Tânia é humilhada por Cândida (Zezé Polessa) e Luís (Paulo Mendes) não assume o amor que sente por Tânia. “Essa cena foi bem complicada. Ainda que seja ficção, vivenciar essa situação exige muito preparo dos envolvidos, especialmente para mim, como mulher preta. Então houve esse trabalho com Zezé, Paulo e a nossa preparadora, Ana Kfouri, para encontrar um lugar de segurança na construção da cena, evitando gatilhos e memórias porque, querendo ou não, a gente vivencia isso”, explica a atriz.

Iza destaca que a partir dali, será um grande momento para a personagem. “Acho importante o que vem depois dessa cena, a força que a Tânia tem, após tudo isso acontecer, o desejo de querer mudar, sair dessa situação e partir em busca do sonho dela, que é ser professora. Então, ela reagiu de forma segura e foi firme na decisão de querer algo melhor para a vida”, considera.

PERSONAGEM

Para encarar Tania, Iza buscou conhecer e entender o meio que cerca sua personagem, a família, a relação dela com a mãe, o avô e a irmã. “Imaginando também as coisas que não estão escritas para entender quais são os reais desejos da personagem. Eu acho que a Tânia é um pouco diferente de mim. Às vezes, ela é sonhadora demais e, hoje, eu já me sinto bem mais ‘pés no chão’. Apesar de eu ser jovem também, acho que ela tem uma energia muito mais jovial do que a minha, além de ser doce. O que me aproxima dela é o afeto pelas pessoas, porque me sinto uma pessoa muito afetuosa, também tem essa característica de querer ajudar e trabalhar”, compara.

Sonho x Medo

Com o apoio da família desde o início, a jovem atriz diz que a sua carreira só começou por essa segurança dada pela família. “Desde a minha primeira decisão de sair de Belém e morar em Belo Horizonte, para começar a conhecer esse mundo do audiovisual, como modelo. Depois, como atriz, mas sempre contando com esse apoio. A distância é bem complicada, assim como perder momentos familiares importantes, mas tudo vale a pena, de verdade. A minha família me mostra isso, constantemente, de que eu estou aqui por um motivo”.

Para ela, estrear tão jovem no streaming, no catálogo da Netflix, com ‘Boca a Boca’ em 2020, foi um grande sonho. “Eu nunca imaginei, na verdade, ser atriz. Sempre quis ser modelo, até que eu descobri o que eu realmente amo fazer. E eu descobri isso em ‘Boca a Boca’, com uma equipe incrível que me mostrou que atuar é uma das coisas mais belas da vida, há pessoas que existem dentro de mim e que escrevem para mim. Com certeza eu fiz escolhas erradas nesse caminho, algumas decisões de deixar passar também oportunidades, mas eu entendo que hoje tudo é por um motivo”.

Com o decorrer do tempo, o medo foi se esvaindo e ela cada vez mais, tendo a certeza do que queria para a própria vida. “Eu já me sinto bem mais segura no que eu faço, no meu trabalho, na minha presença. E eu tenho algumas boas histórias de cada projeto, que guardo com muito carinho. No meu último projeto, eu realizei muitos, muitos sonhos. Fiz a série ‘Spider’ (Paramount+), onde interpretei a filha de Seu Jorge – a série é sobre o lutador Anderson Silva e Seu Jorge interpreta o tio dele –, que é um artista que eu admiro desde muito pequena, que fez parte do meu entendimento musical, de vida, como brasileira, e foi incrível. Não vejo a hora que vocês possam conhecer a Sandra”.