Pará

Campanha orienta sobre os perigos de empinar pipas perto da rede elétrica

No Código Penal, a fabricação, venda, comercialização ou uso, por exemplo, será punida com detenção de um a três anos e multa.. Foto: Wagner Almeida / Diário do Pará.
No Código Penal, a fabricação, venda, comercialização ou uso, por exemplo, será punida com detenção de um a três anos e multa.. Foto: Wagner Almeida / Diário do Pará.

Durante o mês de junho, o “Projeto Pipas” percorre 55 escolas no Pará com o objetivo de levar conscientização para crianças e jovens sobre os riscos de empinar pipas perto da fiação elétrica. De forma lúdica e educativa, a ação conta com brincadeiras, apresentação teatral e distribuição de gibis. A iniciativa tem o patrocínio da Equatorial Pará, com realização do Instituto Cultural Amazônia do Amanhã (ICAA), via Lei Semear, do governo do Estado do Pará.

O objetivo do projeto é conscientizar crianças e jovens sobre os perigos de empinar pipas próximas às redes elétricas. A iniciativa busca educar e alertar a comunidade escolar sobre os riscos de acidentes graves que podem ocorrer quando as pipas entram em contato com a fiação elétrica.

Para Eder Carvalho, executivo de Segurança da Equatorial Pará, a educação sobre segurança para crianças é fundamental tanto para evitar acidentes quanto para que elas cresçam como adultos conscientes dos ricos de mexer com a rede elétrica de forma inadequada.

O objetivo do projeto é conscientizar crianças e jovens sobre os perigos de empinar pipas próximas às redes elétricas.

“A criança é agente de informação para toda a família. Trabalhamos com elas de forma lúdica e educativa para que tenham noção do perigo de estarem perto da fiação, por exemplo. Sabemos que nos meses de férias escolares a brincadeira de pipas aumenta e com isso, aumentam, também, as nossas ações de educação para a segurança”, afirma Eder.

Ações
O projeto leva dinâmicas lúdicas para o aprendizado e conscientização dos perigos de empinar pipas próximo a fios de eletricidade, como jogo de perguntas de conhecimentos sobre pipas, roleta numérica, corrida no tapete de cores com equipes que serão formadas. Todo ganhador das dinâmicas terá brindes: quebra-cabeças temático, adesivos, bonés e camisas.

Também serão distribuidos gibis em quadrinhos que conta sobre a “Turma do Geral”, um grupo de meninos e meninas de bairro (Chorão, Carapirá, João Vítor e Noca), que adoram pipas e tem muitas dicas importantes sobre segurança nesta brincadeira a compartilhar. Terá também apresentação teatral dos personagens, com uma história inédita.

Cronograma
O projeto segue até o dia 23 de junho e, em Belém e Ananindeua, entre os dias 7 e 22, passará ainda pelo distrito de Icoaraci e nos bairros da Pedreira, Tapanã, Águas Lindas, Coqueiro, Nazaré e Marco. O projeto vai ainda para Castanhal, Marituba, Capanema e Mosqueiro nos dias 12 e 13, Abaetetuba, Outeiro e Santarém nos dias 15 e 16, Moju e Benevides nos dias 19 e 20, encerrando em Marabá nos dias 22 e 23 de junho.