Pará

Câmara Federal cria Frente Parlamentar para fortalecer a COP 30 em Belém

Na avaliação da parlamentar Elcione Barbalho, a realização COP 30 em Belém abre os olhos do mundo para a capital do Pará como representante da Amazônia e do Brasil. Foto: Marco Santos/Ag. Pará
Na avaliação da parlamentar Elcione Barbalho, a realização COP 30 em Belém abre os olhos do mundo para a capital do Pará como representante da Amazônia e do Brasil. Foto: Marco Santos/Ag. Pará

O governador Helder Barbalho participou, no final da tarde desta terça-feira (13), da solenidade de lançamento da Frente Parlamentar para o Fortalecimento da Conferência das Nações Unidas Sobre Mudanças Climáticas (COP 30) no Brasil. O evento foi realizado no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, no Palácio do Congresso Nacional, em Brasília.

A iniciativa da Frente Parlamentar é da deputada federal Elcione Barbalho, presidente da Frente, que articulou e conseguiu o apoio de 210 congressistas de diferentes partidos. Além de Elcione na presidência, a Frente Parlamentar conta com Dilvanda Faro (PT-PA) como 1ª Vice-presidente e Alexandre Guimarães (Republicanos-TO) na função de 2° Vice-presidente.

A COP 30 será realizada em novembro de 2025, em Belém. O chefe do Poder Executivo Estadual paraense acredita que a criação da Frente Parlamentar simboliza uma soma de esforços institucionais. “É fundamental a união de esforços dos poderes executivos Federal, Estadual e Municipal e agora, com o Parlamento brasileiro para colaborar, será mais fácil realizar o conjunto de ações que se fazem necessárias para que possamos fazer a mais extraordinária cúpula de discussão da agenda climática do planeta”, explicou Helder Barbalho.

O chefe do Poder Executivo Estadual paraense acredita que a criação da Frente Parlamentar simboliza uma soma de esforços institucionais. Foto: Marco Santos/Ag. Pará

“Poder receber na Amazônia todos aqueles que discutem, debatem e vivenciam os desafios climáticos é fundamental. Poderemos acrescentar ao debate a nossa região, seus desafios sociais, econômicos e ambientais. Essa Frente Parlamentar terá um papel estratégico na colaboração de procedimentos legislativos e fortalecimento institucional para que Belém faça a maior COP de todos os tempos”, completou Helder Barbalho.

Já na avaliação da parlamentar Elcione Barbalho, a realização COP 30 em Belém abre os olhos do mundo para a capital do Pará como representante da Amazônia e do Brasil.

“Sinto uma responsabilidade ainda maior porque o meu Estado do Pará tem a maior parte de seu território (mais de 70%) coberto pela floresta e está localizado na maior rede hidrográfica do mundo. É por este motivo que criamos a Frente, porque acreditamos que essa é uma oportunidade única para discutirmos medidas e soluções concretas para o enfrentamento das mudanças climáticas”, ressaltou a parlamentar.

Além de lideranças políticas e técnicos, também participaram do evento a embaixadora e coordenadora da ONU no Brasil, Silvia Rucks, o ministro das Relações Exteriores, o embaixador Mauro Vieira, o ministro das Cidades, Jader Filho e demais autoridades diplomática.

“O presidente Lula diz sempre que em todas as COPs, realizadas até hoje, o tema central sempre foi a Amazônia. Daí a importância de o presidente não poupar esforços junto à ONU para que a COP fosse realizada no lugar mais importante do mundo, quando o assunto é meio ambiente”, disse Jader Filho.

O ministro das Cidades, Jader Filho, disse que vivemos momento em que o nosso país volta a tratar de temas que foram esquecidos.

Frente Parlamentar

A Frente Parlamentar configura-se como entidade suprapartidária de cunho associativo, sem fins lucrativos, constituída nos termos de ata de fundação e do estatuto, sob a coordenação da deputada Elcione Barbalho. Junto com ela, Dilvanda Faro (PT-PA) é a 1ª Vice-presidente e Alexandre Guimarães (Republicanos-TO) na função de 2° Vice-presidente.