A Polícia Civil do Pará encerrou nesta segunda-feira (12), a participação nas ações de segurança da “Operação Corpus Christi 2023”, iniciada na última quarta-feira (07), com coordenação da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).
Delegados, investigadores, escrivães, papiloscopistas e administrativos, somaram o efetivo de mais de 120 agentes que atuam diuturnamente em diligências e procedimentos de flagrante delito nas delegacias da capital e do interior do Estado.
Segundo o delegado-geral da Polícia Civil, Walter Resende, as regiões de Salinópolis, Mosqueiro, Outeiro, Bragança, Marudá, Barcarena e Marajó foram contempladas com o efetivo policial pois estão entre os destinos mais procurados durante o feriado prolongado.
“Atuamos de forma integrada e estratégica, reforçando as frentes de trabalho e efetivo na capital e no interior, para melhor atender o cidadão durante o período de festividade e feriado prolongado. Todos os resultados são das ações conjuntas desenvolvidas pelas forças de segurança”, destacou.
Mais de 300 ocorrências e 51 prisões
Durante o período, 337 boletins de ocorrências foram registrados, sendo que 84 geraram procedimentos e foram efetuadas 51 prisões. “Grande parte do reforço foi formado com a participação dos novos policiais civis, oriundos do último concurso. O resultado representa a força da Segurança Pública em ações de garantia da segurança, da ordem e da diversão de todos os paraenses e visitantes”, apontou o delegado Henisson Jacob, titular da Diretoria de Polícia do Interior (DPI).
14 presos na Lei Seca
De forma integrada com equipes do Departamento de Trânsito (Detran) e Polícia Militar (PM), 15 condutores foram presos e autuados por policiais civis por dirigir sob efeito de bebida alcoólica. Na barreira instalada na cidade de Benevides, na PA-391, via de acesso à ilha de Mosqueiro, 14 motoristas receberam voz de prisão e um em Salinópolis.
“Nós estamos aqui para servir a população e garantir também a segurança nas estradas. Quando um condutor é parado por agentes do Detran e são constatadas irregularidades no veículo ou a presença de bebida alcoólica no corpo do condutor, a irregularidade é comprovada por meio do teste de etilômetro, ele é conduzido ao posto de atendimento e passa pelos procedimentos cabíveis, no rigor da lei”, pontuou a delegado.
30 ‘barulhentos’ são enquadrados
Agentes da Diretoria Estadual de Polícia Administrativa (DEPA) e Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa) realizaram 62 fiscalizações em estabelecimentos comerciais, com 18 intimações e notificaram 30 veículos por poluição sonora.
Integraram a Operação agentes das Polícias Civil, Militar, Científica e Penal, Corpo de Bombeiro Militar e Departamento de Trânsito do Estado (Detran), e os órgãos de trânsito municipais que atuam na Região Metropolitana de Belém e no interior.