Entretenimento

Hoje tem show de guitarrada com Os Dinâmicos

A 49ª edição do Clube da Guitarrada, no Espaço Cultural Apoena, está especial neste domingo, 11, com a presença de Os Dinâmicos
A 49ª edição do Clube da Guitarrada, no Espaço Cultural Apoena, está especial neste domingo, 11, com a presença de Os Dinâmicos

Da Redação

A 49ª edição do Clube da Guitarrada, no Espaço Cultural Apoena, está especial neste domingo, 11, com a presença de Os Dinâmicos, que reúne três integrantes de Vieira e Seu Conjunto, grupo que nos anos 1970, liderado por Mestre Vieira e com o qual gravou o célebre LP “Lambadas das Quebradas”.

Lauro Honório (guitarrista base), Luís Poça (teclados) e Dejacir Magno (vocal) se reuniram novamente a Vieira em 2011, para um projeto especial chamado “Mestre Vieira e Os Dinâmicos”, retomando o nome original da banda. Esse retorno rendeu apresentações na Feira da Música de Fortaleza e participação no DVD “Mestre Vieira – 50 Anos de Guitarrada”, além da gravação do primeiro CD em 2015.

Produzido pelo próprio Vieira, que também gravou a guitarra solo em todas as faixas, o álbum “Os Dinâmicos e Mestre Vieira” já anunciava que se tratava de participação especial. Vieira não seguiu com Os Dinâmicos, que a partir de então vem trabalhando com guitarristas convidados, como Índio Marques, que estará no show deste domingo.

Não é à toa que Lauro, Dejacir Poça são personagens do documentário ainda inédito sobre o Clube da Guitarrada, uma produção de extensão selecionado em 2022 pela UFPA, com direção de Tania Vale, além de serem também inspiração para a série de animação que leva o nome do grupo, exibida recentemente no AnimaMis do Museu da Imagem e do Som do Pará. “Os Dinâmicos”, produção da Central de Produção Cinema e Video na Amazônia, via Edital Prodav/FSA/Ancine e dirigida por Luciana Medeiros e Afonso Galindo, traz 13 episódios inspirados em músicas cantadas de Vieira e Seu Conjunto, o que também não vai faltar no show.

“Para nós, do Clube, é sempre uma honra e uma alegria muito grande receber aqueles que ajudaram a construir e emancipar o gênero musical guitarrada, como é o caso dos Dinâmicos. Uma das metas principais do Clube da Guitarrada é valorizar a nossa arte popular e enaltecer os artistas que realmente fizeram e fazem a história desse gênero musical tão apreciado pelo nosso povo, que é a lambada instrumental para a guitarra elétrica, a nossa guitarrada. E os Dinâmicos são músicos fundamentais nesse processo”, diz Bruno Rabelo, membro e um dos coordenadores do Clube da Guitarrada.

O show promete não deixar ninguém parado no salão. A banda promete um repertório dançante, com cúmbia, lambada e bregas, e muita guitarrada raiz, músicas autorais inéditas, passeando por composições do primeiro disco e também dos LPs de Vieira e Seu Conjunto.

Também estão na formação atual da banda o baixista Cassiano Pereira Neto, filho do baterista Cassiano Pereira Filho, o Pereira, responsável pelas “levadas de bateria” originais da guitarrada. Cassiano não só as criou como era ele quem fazia a própria bateria, e também o primeiro baixo da banda, com apenas duas cordas. O baterista é Jairo Rocha, que já está no grupo desde a sua retomada, em 2011. Fechando a formação, na percussão está o músico Carlos Canhão Brito Jr, que também atua na produção musical da banda.

PATROCÍNIO

Além da agenda aberta para apresentações musicais, o grupo está em fase de captação de recursos para um projeto aprovado na Lei Semear. “É um projeto itinerante, que vai passar por alguns municípios do Pará levando não só apresentações musicais do grupo, como formação cultural e educação musical como ferramentas de difusão da Guitarrada, gênero musical reconhecido como patrimônio cultural imaterial do Pará”, diz Luciana Medeiros, produtora do grupo.