Entretenimento

LÁ VEM O BOI! Pavulagem dá início aos arrastões neste domingo (11)

“Oralidades” é uma preparação para os Arrastões Foto: Mauro Ângelo/ Diário do Pará.
“Oralidades” é uma preparação para os Arrastões Foto: Mauro Ângelo/ Diário do Pará.

Wal Sarges

Sol a pino, chapéu de palha na cabeça com as fitas coloridas e aquela multidão de gente formada pelas ruas de Belém ao som das tradicionais toadas de boi. A imagem descrita revela uma das maiores manifestações populares dos paraenses: os arrastões do Pavulagem, que iniciam neste domingo, 11, e continuam nos três domingos próximos, dias 18 e 25 de junho, e 02 de julho.

A concentração de brincantes e público começa às 8h, na Praça da República. Em seguida, o cortejo com o Batalhão da Estrela sairá pela Av. Presidente Vargas até a Praça Waldemar Henrique e entorno, permanecendo até 14h, com os shows do Arraial do Pavulagem e artistas convidados. Entre os nomes confirmados, estão Dona Onete, Pinduca, Luê, Mário Mousinho, Allan Carvalho e Iris da Selva.

São mais de três décadas dessa tradição que reúne milhares de pessoas pelas ruas da capital paraense. E há 90 dias, pelo menos, estão sendo feitos os preparativos para os festejos juninos, conta o presidente do Instituto Arraial do Pavulagem, Ronaldo Silva. “Abrimos a quadra junina com a levantação do mastro [na última quinta-feira], com as coisas acontecendo conforme o esperado. A viagem do cortejo fluvial foi muito boa. A expectativa é que a gente consiga mais um ano cumprir com essa tarefa cultural que requer uma grande dedicação interna que a gente tem”.

PELA PAZ

Com o tema “Arraial, por um mundo de Paz”, Ronaldo destaca a importância da cultura de paz entre os brincantes e o público. “Foi bem legal essa ideia de mostrar a importância de a pessoa ir e chegar em paz para a própria casa. Nós temos muita esperança que vai dar tudo certo e trabalhamos para que isso ocorra durante os cortejos. A orientação que temos dado é que quem estiver com criança, que cuide delas, passe protetor solar, e o resto a gente sabe fazer”, garante Ronaldo Silva.

Para o grupo, a expectativa para essa nova estreia é a melhor possível. “Fizemos o início da quadra com muita gente, um número que nem esperávamos. Imagina como será no domingo, a gente espera a presença maciça do público do Arrastão do Pavugalem que com certeza estará com a gente. Estamos com tudo preparado, os passos prontos, a estrutura, o boi, além de um lugar especial para pessoas com deficiência”, destaca Júnior Soares coordenador do Arraial do Pavulagem.

Sol a pino, chapéu de palha na cabeça com as fitas coloridas e aquela multidão de gente formada pelas ruas de Belém ao som das tradicionais toadas de boi. Foto: Mauro Ângelo/ Diário do Pará.

O trajeto continua o mesmo de anos anteriores, de acordo com Junior Soares, com o cortejo saindo às 10h da frente do Theatro da Paz. “Antes, às 9h, haverá uma roda cantada. A novidade é que vai chegar na praça Waldemar Henrique, onde faremos shows, tocando as músicas para ninguém ficar parado. Participarão com a gente Mário Mousinho, Allan Carvalho e o Iris da Selva que fez oficinas com a gente. Dos convidados, a gente está confirmando alguns nomes. Entre os confirmados, estão Dona Onete e Pinduca, além da Luê que virá para Belém”, adianta o cantor.

Junior Soares também faz as recomendações para que as pessoas se preparem para os arrastões. “Sempre digo que a pessoa descanse no sábado, que pegue seu protetor solar e chapéu de palha. E não perca porque passam tão rápido os quatro domingos que depois é só no ano que vem”, diz o coordenador em tom de brincadeira.