Atualidades

Muito além da balança: VigilantesdoPeso impulsiona o empreendedorismo feminino há 60 anos

Muito além da balança: VigilantesdoPeso impulsiona o empreendedorismo feminino há 60 anos

Em meio às comemorações de seu 60º aniversário, a VigilantesdoPeso, eleita pelo 13º ano consecutivo como a melhor dieta, pelo ranking “Melhores Dietas 2023”, relembra a sua história, entrelaçada a casos de sucesso de mulheres empreendedoras. Tudo começou em 1936, em Nova York, quando Jean Nidetch, cansada de inúmeras tentativas frustradas para emagrecer, decidiu reunir algumas amigas para compartilharem suas experiências e se apoiarem. Foi, então, que ela percebeu o poder da combinação entre ciência e grupo de apoio.

A primeira reunião oficial teve a presença de um grupo de 400 participantes, formado predominantemente por mulheres. Não demorou até que surgissem casos de sucesso e algumas interessadas em se tornar orientadoras do Programa, a fim de incentivar e guiar outras mulheres a atingir seus objetivos de saúde e bem-estar. Uma oportunidade de empreender e mudar de vida, iniciando uma carreira ou mesmo encontrando uma fonte de renda extra, como “coaches” que conduzem as reuniões.

Desempenhando um papel cada vez mais importante no mercado de empreendedorismo, as mulheres possuem um alto nível de habilidades em liderança, comunicação e capacitação, características que têm contribuído para que se destaquem no mercado. Como coach da VigilantesdoPeso, elas têm a oportunidade de trabalhar de forma flexível, determinar sua rotina e ganhar dinheiro fazendo o que amam, enquanto ajudam outras mulheres a transformarem suas vidas para melhor. Pessoas precisam de pessoas, por isso o programa é eficaz há seis décadas.

“Não são muitas as empresas que podem dizer que possuem 60 anos de histórias, e menos ainda que foram fundadas por mulheres. Acredito que um dos muitos segredos do sucesso do VigilantesdoPeso foi o olhar feminino trazido por Jean Nidetch em entender a necessidade do cliente, de uma comunidade até a demanda por receitas e técnicas de mudanças de comportamento em relação à alimentação”, diz Carolina Lima, Diretora de Marketing da VigilantesdoPeso no Brasil.

Três anos após a fundação do VigilantesdoPeso, Jean lançou seu primeiro livro de receitas saudáveis, que contou com mais de 1,5 milhão de cópias e ajudou a expandir ainda mais o programa. Hoje, 60 anos após sua fundação, a companhia possui mais de 4 milhões de usuários ativos e atua em 10 países, incluindo o Brasil, onde chegou em 1974, compartilhando com a comunidade a mensagem de emagrecimento com saúde e bem-estar.

Outro importante marco em sua história foi a chegada da apresentadora de televisão, atriz e empresária norte-americana Oprah Winfrey à VigilantesdoPeso, em 2015, que, após uma jornada de sucesso com o programa, se tornou porta-voz e embaixadora da marca. Além de ajudar a aumentar ainda mais o alcance e popularidade do Programa, o vínculo com a estrela acabou despertando o interesse de mulheres ao redor de todo o mundo em mudarem suas vidas por meio dele. Mais do que perder peso e adotar hábitos saudáveis, algumas delas passaram a se sentir tão empoderadas que decidiram iniciar uma nova carreira, atuando como coach para quem busca qualidade de vida e passando a integrar o crescente grupo de profissionais liberais.

“As mulheres são líderes naturais e têm um impacto positivo em suas comunidades. Estamos muito felizes em poder oferecer a elas a oportunidade de tornarem-se coaches e nos auxiliarem na missão de fortalecer o mercado de saúde e bem-estar. Basta ter disponibilidade, empatia e facilidade para falar em público”, revela Carolina Lima.

Para que as mentoras possam construir uma carreira gratificante e significativa, ajudando outras pessoas a melhorar suas vidas, o VigilantesdoPeso oferece uma ampla gama de ferramentas e recursos de treinamento, incluindo programas de suporte contínuo e acesso a uma rede global de coaches de sucesso. É o caso de Andrea Teixeira. A mineira atua como coach há 29 anos e se orgulha da carreira de sucesso que trilhou na companhia. “Ser coach VigilantesdoPeso é mais do que um Trabalho. Se tornou minha missão de vida! Ajudar a resgatar vidas abandonadas, desacreditadas, vividas num piloto automático, é trazer novamente o autocuidado, os sonhos e uma vontade de refazer uma história”, comenta.

Créditos

Com informações da Ideal HKS

Foto: Divulgação