Moda e Beleza

Edifício Virgínia: uma referência icônica no centro de São Paulo

Edifício Virgínia: uma referência icônica no centro de São Paulo

 

O tradicional Edifício Virgínia, no Centro de São Paulo, construído em 1951, já recebeu mostras de artes, talks e desfile de moda, como o de Fernanda Yamamoto, na edição de nº 55 da São Paulo Fashion Week. O desfile aconteceu no térreo do prédio que está passando por um retrofit. A estilista apresentou a última performance artística que o edifício de 11 andares recebeu nos últimos meses.

As paredes e as colunas de concreto que agora tem uma imagem rústica, acolheram as peças de Yamamoto, cheias de urbanidade, bem paulista, mescladas a cuidadosos trabalhos manuais.

A estilista é bastante conhecida pelas referências asiáticas que traz, e por um casting de pessoas maduras, que vai de amigos a clientes. Com esta variedade nas idades, nos corpos e estilos, cada modelo desfilou looks feitos sobre medida; customizados não apenas para seus corpos, mas também de acordo com cada personalidade.

Foram 22 mulheres e 8 homens, e as peças possuem tons de cinza, preto e branco. Iluminados com detalhes em cinza, amarelo e rosa vivos. Tudo muito bem pensado, para combinar perfeitamente com o cenário.

Sobre o Virgínia

Concebido nos anos 1950, o Edifício Virgínia foi projetado pelo arquiteto José Augusto Bellucci e construído por Luiz Maiorana para Virgínia Matarazzo Ippolito. Com dez andares, dois blocos de apartamentos e térreo com quatro lojas, o edifício teve seu propósito originalmente residencial convertido para uso comercial nas décadas de 1980/1990.

Anos de negligenciamento deixaram o Virgínia em estado de declínio e o edifício chegou a ficar subutilizado nos últimos anos. Em 2020, a Somauma o conheceu e enxergou a possibilidade de materializar seu sonho de regenerar o edifício, transformando-o em um lugar especial no qual as pessoas adorariam voltar a viver.

O projeto de retrofit prevê a criação de um ambiente vibrante e sustentável. Um lugar repleto de criatividade e cultura que mira com firmeza para o futuro respeitando sua história.

Créditos:

Com informações da Assessoria de Imprensa de Fernanda Yamamoto

Foto: Reprodução/ Vogue Globo