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Sete marcas sustentáveis para conhecer no mês do meio ambiente

Sete marcas sustentáveis para conhecer no mês do meio ambiente Sete marcas sustentáveis para conhecer no mês do meio ambiente Sete marcas sustentáveis para conhecer no mês do meio ambiente Sete marcas sustentáveis para conhecer no mês do meio ambiente
Sete marcas sustentáveis para conhecer no mês do meio ambiente

O estudo global Vida Saudável e Sustentável 2022, divulgado pelo Instituto Akatu, ONG que atua na mobilização da sociedade para o consumo consciente, em parceria com a consultoria global GlobeScan, revelou que os brasileiros estão entre os mais conscientes do mundo sobre seus efeitos no meio ambiente. Cerca de 84% quer reduzir o impacto pessoal sobre o planeta, 11 pontos acima da média global. O levantamento ainda mostrou que na percepção dos brasileiros, marcas de cuidado pessoal, alimentos, bebidas e produtos de limpeza falam mais sobre os esforços para serem ecologicamente corretas.

 

O mês de junho é um período marcado pela importância das causas ambientais. No dia 05 de junho é comemorado o Dia do Mundial do Meio Ambiente e no dia 8 de junho Dia Mundial dos Oceanos. Pensando nisso, selecionamos 7 marcas para inserir no dia a dia e conseguir ter uma rotina mais sustentável.

Ao acordar: além de incluir na rotina atitudes responsáveis, como deixar a torneira fechada enquanto escova os dentes e fechar o chuveiro enquanto se ensaboa, atualmente já podem ser feitas, trocas positivas por produtos à base de plantas na rotina de cuidados pessoais. A positiv.a, marca brasileira de produtos ecológicos de limpeza e autocuidado, desenvolveu uma linha de higiene pessoal com pasta dental ecológica, bucha vegetal, escova de bambu, sabonete hidratante em barra e desodorante natural, todos 100% vegetais, veganos e biodegradáveis, que podem ajudar com uma rotina mais sustentável. As embalagens dos produtos são feitas de papel reciclado, zero plástico ou com plásticos reciclados. A empresa conta ainda com programa de logística reversa, para incentivar a reciclagem.

Para beber: atualmente, existem diversas foodtechs que estão levando tecnologia para os os hábitos alimentares. Uma delas é a Nude, que desenvolve alimentos a partir da aveia, que também foi a primeira marca da América Latina a calcular todas as etapas da cadeia produtiva e estampar a pegada de carbono na embalagem.

Para comer: também já é possível consumir os alimentos favoritos pelos brasileiros em versões à base de plantas, com sabores bem similares aos tradicionais. A Fazenda Futuro é uma foodtech que atua com diversos tipos de carne à base de plantas – entre eles: hambúrguer, frango, carne moída, linguiça e atum. O objetivo da empresa, que tem embalagens recicláveis ou biodegradáveis, é ser cada vez mais sustentável. Atualmente, a empresa tem providenciado a compensação de carbono da produção ao envio, por meio de uma parceria com a Carbon Cloud.

Para calçar: a indústria da moda é uma das principais áreas de foco da busca por sustentabilidade. O setor é o segundo com maior impacto no meio ambiente, responsável por 10% das emissões de Carbono no planeta, segundo dados da Unep (United Nations Environment Programm). Por isso, se quer fazer escolhas de menor impacto ambiental, é importante estar de olho também nos calçados e vestuário. Para os pés, uma alternativa que une conforto, atemporalidade e sustentabilidade é a Linusmarca de lifestyle sustentável criadora da primeira sandália vegana nacional.

Projetada por designers, engenheiros de material, ortopedistas e especialistas em palmilhas, a Linus tem todos seus produtos compostos por 70% de fontes renováveis, material 100% reciclável e com uma pegada de carbono negativa. Além de contar com 15 diferentes cores fixas, cores sazonais e collabs com outras marcas. No ano passado, a marca lançou edições limitadas de meias feitas com o algodão BCI, o material mais sustentável disponível para o Brasil, e camisa composta de fibra 100% natural. Segundo Isabela Chusid, CEO e fundadora da marca, eleita com um dos principais talentos brasileiros na moda, o objetivo da marca é se consolidar como uma fashiontech sustentável para além dos calçados, com outros itens que facilitem as trocas positivas.

Para cuidado íntimo: uma única mulher usará entre 5 e 15 mil absorventes internos e externos ao longo da vida, e a grande maioria desses absorventes acabará em aterros como lixo plástico. Em contato direto com o meio ambiente, esses produtos liberam toxinas e levam cerca de 100 anos para se decomporem. Com o propósito de mudar esse cenário, a Pantys, primeira marca de calcinhas absorventes da América Latina, une tecnologia, moda e um posicionamento sustentável. A marca conquistou um grande público e já expandiu para a Europa. No portfólio a empresa traz uma linha completa de moda íntima, praia, fitness e maternidade.

Para se vestir: para completar as dicas de marcas de roupas sustentáveis e ter um look completo, a Insider Store desenvolve roupas funcionais, usando a tecnologia têxtil para reduzir o uso dos recursos naturais e o impacto ao meio ambiente causado pela indústria da moda. Os produtos da empresa são sustentáveis e possuem as certificações CO2 control, Oeko-Tex® e o selo eureciclo. Além disso, as roupas contam com tecnologia que controla o calor corporal e, por meio da transformação do calor em raios infravermelhos, melhoram a circulação sanguínea, a recuperação muscular e a performance esportiva. Com matérias-primas que vêm de madeira de reflorestamento, a produção é 100% nacional e a empresa reduz a emissão de CO2 e o consumo de água.

Para compensar a emissão de carbono individual: todos os dias, para o deslocamento que não seja a pé ou de bicicleta, nós somos responsáveis pela emissão de gás carbônico do ônibus ou carro que nos levam aos compromissos diários. Caso queira compensar a emissão de carbono do dia a dia, atualmente é possível comprar tokens como o KNN, da Kanna, startup que utiliza a blockchain e o cânhamo como meio para financiar a sua operação em causas de impacto. O ativo digital da empresa terá um lastro no impacto gerado pelas plantações de cannabis, o cânhamo (planta da família da cannabis) é capaz de limpar metais pesados do solo, além de absorver mais CO2 por hectare do que qualquer outra planta conhecida.

Créditos:

Com informações da Scale Press

Foto: Caio Palazzo