O casal pastor Samuel Câmara lidera a segunda edição de ação humanitária no Marajó. Leva cerca de 1.000 voluntários da Assembleia de Deus, de Belém e de vários estados, para invadir com atenção e benefícios Melgaço e Portel, os dois piores IDH do Pará. Uma verdadeira frota de embarcações zarpa nesta quinta para retornar no domingo. Na infra também se inclui hidroavião e helicóptero. Em Melgaço, será inaugurada a Base Permanente da Missão Humanitária. São consultas médicas e dentárias, cursos profissionalizantes, suprimentos, equipamentos, enfim, dedicação total.
Sal
A pista do aeródromo do Sal será incrementada, agora em julho, com instalação de balizamento noturno, para receber voos da Azul, direto de Brasília.
Petróleo
Jean Paul Prates disse que a Petrobras tem condições de atender às condicionantes apresentadas pelo Ibama, para pesquisar na Margem Equatorial. Ele pediu ao Ibama a retomada do licenciamento. A exploração de petróleo continua prioridade na Petrobras, até para financiar a transição energética.
COP
O Globo dedicou uma página para a realização da COP30 em Belém, em 2025. Disse que a cidade receberá uma missão da ONU, de averiguação, para garantir que há condições logísticas para o evento acontecer.
Acordo
A ONU acredita que o fator Amazônia deve aumentar o interesse de participantes e da imprensa internacional. Assim como a coincidência do 10º aniversário do emblemático Acordo de Paris.
Hospedagem
Retrofit da rede hoteleira, estímulo para a oferta de imóveis privados no modelo Airbnb, navios de cruzeiro e até novos hotéis estão no radar de Helder, que trabalha com uma consultoria para construir soluções para a carência de hospedagem em Belém, durante a COP30.
Voo
O aeroporto de Val-de Cans recebe, atualmente, uma média de 80 voos diários. O Consórcio Novo Norte assumirá, agora em julho, com o compromisso urgente de modernizar e ampliar a estação de passageiros e estacionamento. Terá dois anos para cumprir a missão.
Turismo
O deputado paraense Celso Sabino é o candidato de Arthur Lira para substituir Daniela do Waguinho, no Ministério do Turismo. O grupo político da ministra vota contra o Governo. Para Belém, em véspera de COP, seria uma boa. Mais verbas federais.
Tecnologia
As dificuldades para conciliar atividades econômicas com conservação ambiental na Amazônia, registra a distância de acesso a recursos para ciência e tecnologia na região. A Amazônia Legal, com 60% do território brasileiro, representa menos de 1% dos dispêndios nacionais no setor. São apenas 20 mestres e doutores por 100 mil habitantes, metade da média brasileira, segundo o INPI.
Tramontina
Uma loja própria da Tramontina chegará ao mix do shopping da Doca.