Bola

Goiás vence o Paysandu e conquista a Copa Verde

Tylon Maués

Dignidade. Essa talvez tenha sido a principal ordem dada por Marquinhos Santos aos jogadores antes do jogo da noite desta quarta (31), o segundo da decisão da Copa Verde. O adversário era um time de primeira divisão e que havia vencido por 2 a 0 em Belém, e reverter essa situação beirava o impossível. Mas era preciso honrar a camisa e o Papão conseguiu, surpreendentemente diante de tantos desfalques, uma atuação boa, batendo de igual para igual com o Goiás-GO em muitos momentos. No fim, o time da casa venceu por 2 a 1 e ficou com seu primeiro título da Copa Verde. Para os bicolores, ficou a dignidade.

Vinícius e Matheus Peixoto marcaram os gols do Esmeraldino, ambos em penalidades em lances duvidosos na etapa inicial. Bruno Alves descontou aos 8 minutos do segundo tempo. Nos 90 minutos, os dois lados criaram chances de marcar mais gols, indo ao encontro da análise do técnico bicolor. “O time do Paysandu caiu de pé. Foi um grande jogo, com duas equipes indo para frente, com muitos desfalques e com os meninos da base mostrando personalidade. Acho que mostramos um bom caminho para buscar o acesso (no Brasileiro)”, disse Marquinhos Santos, que espera algo melhor no restante da temporada. “Cheguei há 20 dias e buscamos um padrão. A torcida aspira essa melhora e vamos buscar isso no Campeonato Brasileiro”.

Pelo lado campeão, o ex-técnico interino, Émerson Ávila, comemorou o título lembrando de seu predecessor, Guto Ferreira, demitido em abril. “Título importante. Não fizemos nosso melhor jogo hoje, já atuamos melhor, mas deu para o gasto. Deu para vencer. Não posso deixar de mencionar o Guto (Ferreira) também, pois foi quem iniciou esse trabalho. Eu assumi a equipe em abril e dei continuidade”. Agora, os bicolores se voltam apenas para a Série C. A principal reclamação do treinador do Paysandu até aqui, da falta de tempo para preparar a equipe apenas para o Campeonato Brasileiro, sem ter que se preocupar em montar formações diferentes para Campeonato Paraense e Copa Verde, justamente as competições que terminaram recentemente.

A boa atuação também pode servir para que alguns jogadores se recuperem. Sem exceção, todos de azul e branco ontem deram de tudo em campo. Uns acertaram mais que outros. Gabriel Davis, Vicente, Roger, Wanderson, Vicente, atletas que estavam em baixa ou com poucas oportunidades tiveram uma noite de superação, de uma boa imagem e com a possibilidade de, aproveitados apropriadamente, possam render bem mais ao time.