Mundo

Aos 86 anos, Papa Francisco comenta estado de saúde: ‘há dias que são mais dolorosos’

Papa Francisco comentou seu estado de saúde e disse que a bronquite foi uma coisa inesperada

FOTO: divulgação
Papa Francisco comentou seu estado de saúde e disse que a bronquite foi uma coisa inesperada FOTO: divulgação

Agência Globo

 

O Papa Francisco, de 86 anos, falou pela primeira vez sobre seu estado de saúde, depois de ter sido diagnosticado com bronquite infecciosa em março. Em entrevista ao canal de televisão americano Telemundo, nesta segunda-feira, o pontífice argentino alegou estar “muito melhor”. Na sexta-feira, no entanto, ele cancelou as atividades por conta de uma febre. Neste domingo, ele apareceu usando uma cadeira de rodas ao chegar à basílica de São Pedro, no Vaticano, para celebrar a missa.

“Eu posso andar agora. O joelho estava ficando fixo e antes ele não conseguia andar. Agora voltei a andar. Há dias que são mais dolorosos, como hoje. Tem dias que não, mas faz parte do desenvolvimento”, afirmou o religioso.

Perguntado sobre o quadro de bronquite que o deixou internado, há dois meses, Francisco ressaltou a importância da rapidez no diagnóstico.

“Realmente foi uma coisa inesperada. Era uma pulmonite aguda. […] Mas a gente pegou a tempo, me disseram, e se a gente tivesse esperado algumas horas a mais, seria mais grave. Mas eu saí [do hospital] em quatro dias”, comemorou.

Em tom bem-humorado, o argentino ainda brincou sobre sua idade. Em dezembro de 2023, ele completará 87 anos, sendo mais de 10 deles dedicados ao comando da Igreja Católica. Desde 2022, Francisco lida com um problema nos joelhos, que o levou algumas vezes à cadeira de rodas.

“Eu já estou na idade em que você tem que dizer “como está bonito”. É o elogio ao velho”, finalizou o líder católico.