Concursos & Empregos

Concursos: saiba como conquistar uma das 15 MIL VAGAS

Nesta semana, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos publicou as regras do certame. Ao todo, a seleção oferece 6,6 mil vagas para 21 órgãos federais. 
Foto: Divulgação
Nesta semana, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos publicou as regras do certame. Ao todo, a seleção oferece 6,6 mil vagas para 21 órgãos federais.  Foto: Divulgação

Luiz Flávio

Milhares de candidatos espalhados pelo país vão tentar uma vaga no serviço público esse ano graças ao cenário positivo trazido com a nova gestão federal que assumiu em primeiro de janeiro último. Os cursos preparatórios vêm registrando um aumento considerável na demanda. Alguns estabelecimentos em Belém chegaram a triplicar o número de alunos em relação ao final do ano passado. Cerca de 15 mil vagas deverão estar em disputa no Estado nas esferas municipal, estadual e federal.

A aposta principal é em cargos federais. No final do ano passado o DIÁRIO mostrou que os concursos previstos para o Pará para este ano somavam 14,5 mil vagas nas esferas federal, estadual e municipal. Essa semana o governo federal autorizou a abertura de 9,4 mil vagas (temporárias e fixas) para concurso público e processo seletivo em órgãos como a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que, sozinho, deve ficar com cerca de 8 mil dessas vagas para agentes de pesquisa e supervisores de coleta e qualidade para atuar no censo demográfico 2022.

O governo do Estado deve ofertar, apenas este ano, até o momento, 21 concursos públicos que ofertarão 11.488 vagas, número quase 11 vezes maior do que o ofertado ano passado. Em 2023, até o momento, de acordo com a Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), já foi lançado o concurso da Fasepa , com 67 vagas.

E ainda para este ano estão previstos os concursos dos seguintes órgãos: FHCGV (219 vagas), Sespa (315 vagas), AGTRAN (67 vagas), Sedop (31 vagas), Imetro (66 vagas), Polícia Civil (237 vagas), Polícia Científica (246 vagas), Iterpa (112 vagas), Prodepa (140 vagas), Secult (65 vagas), Sedap (135 vagas), Arcon (146 vagas), Uepa (205 vagas), Bombeiros (1.982 vagas), Polícia Militar (4.400 vagas), Ideflor-Bio (55 vagas) e Seduc (3.000).

Em 2022, o Governo do Pará lançou 5 concursos públicos totalizando 936 vagas ofertadas: Corpo de Bombeiros (405 vagas), Igeprev (24 vagas), Hospital Ophir Loyola (121 vagas), Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (250 vagas) e Secretaria de Meio Ambiente (136 vagas). Sendo que estes 4 últimos ainda estão em andamento.

MUNICÍPIOS

Na esfera municipal já foram abertas este ano 1.044 vagas em sete prefeituras nas mais diversas áreas e faixas de salário, com alguns salários que podem chegar a R$ 8 mil

Petrônio Castro, professor e diretor de um curso que há 30 anos prepara candidatos para concursos públicos, garante que a procura triplicou desde o início do ano, embalada sobretudo pela expectativa de novas vagas na administração federal. “Hoje temos 7 turmas, sendo 4 presenciais com 400 alunos e mais três virtuais com transmissão ao vivo para 940 alunos.

Ele diz que a previsão é que cerca de 10 mil vagas na seara pública sejam ofertadas no país esse ano. “Mas não temos como precisar quantas delas para o estado do Pará, onde temos muitos órgãos federais como Ibama, Funai, CVM, Polícia Federal, IBGE, etc”. O professor diz que os concursos mais procurados são na carreira policial (Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal), vindo logo em seguida os concursos da área administrativa e de tribunais.

Os cursos ainda oferecem vários atrativos para os alunos que vão muito além das turmas presenciais. “Oferecemos muitos cursos on-line através de videoaulas, com uma grande novidade: turmas com transmissão ao vivo, onde os alunos interagem com o professor em tempo real através de um chat e participa da aula. Além disso, fazemos Lives no YouTube e disponibilizamos muito conteúdo nas redes sociais, inclusive trabalhando a área motivação dos candidatos”, conta o diretor do curso.