No próximo domingo, 3 de junho, Belém receberá mais uma edição do projeto “Tardezinha”, capitaneado pelo cantor Thiaguinho e com vários convidados. Com grande público na cidade, desta vez o cantor vai encontrar os fãs em um novo espaço.
Caberá a ele – cuja turnê tem atraído públicos de 60 mil pessoas – inaugurar a nova fase do estádio Mangueirão após a reforma, pensada também para que a arena pudesse receber, além de eventos esportivos, também grandes apresentações culturais, a exemplo do que já acontece em capitais como Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte.
Com as mudanças, a expectativa é que Belém receba mais eventos de grande porte, inclusive shows internacionais, que começam a chegar. Apresentação do DJ Alok, por exemplo, já está confirmada no New Experience Festival, no dia 16 de junho.
Em entrevista exclusiva ao Você, o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Cássio Andrade, destacou as potencialidades do novo Mangueirão.
- A utilização de estádios esportivos para grandes shows tem sido um caminho tomado por todas as grandes arenas esportivas no Brasil. A proposta foi reforçada pelo governador Helder Barbalho durante a inauguração do novo Mangueirão. Qual a importância do uso do estádio também como uma arena cultural?
O Mangueirão está preparado para ser palco de grandes eventos esportivos e culturais e precisa se autossustentar. Por esse motivo, nosso objetivo é utilizar os espaços para gerar emprego e renda, trazendo grandes eventos para o nosso estado, com a garantia de conforto e comodidade para todos que visitarem o local.
- Falando de infraestrutura, o Mangueirão está preparado, por exemplo, para receber grandes shows, inclusive de porte internacional?
O Mangueirão foi projetado para atender as demandas de grande porte, com uma estrutura que foi reconstruída, ampliada e modernizada para receber grandes eventos esportivos e culturais, com a capacidade para receber aproximadamente 50 mil pessoas.
- Qual a expectativa e quais têm sido os preparativos da administração do estádio para esta estreia como espaço de shows, no próximo domingo, 3 de junho, com o projeto Tardezinha e o show de Thiaguinho e outros artistas?
Este primeiro show vai ser o pontapé inicial do novo Mangueirão na área de eventos, após a reinauguração, e estes eventos culturais também são muito positivos no sentido de fortalecer o turismo na região. Para receber este tipo de eventos, a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) adquiriu 1.200 metros de “easyfloor”, que é uma malha sintética especial que tem o papel de proteger o gramado, para manter a qualidade nos eventos. Tudo foi alinhado com a nossa equipe técnica da Seel, seguindo as recomendações necessárias de delimitação de prazo para que a grama fique coberta e quantidade de material que deve ser utilizado para comportar o peso da estrutura e do público esperado.
- Será a primeira vez que será usado o easyfloor, um piso de padrão internacional usado nos shows em estádios no Brasil e no mundo. Quais estão sendo os cuidados para proteger o gramado do estádio, sabendo que ele receberá jogos importantes nas próximas semanas?
O easyfloor é um material de patente brasileira, utilizado em grandes eventos mundiais, é um piso especial, com uma tecnologia específica, de material translúcido, permitindo que a grama não fique abafada e não a danifique, e o gramado fique totalmente protegido enquanto o público aproveita o evento.