Notícias

Magno Malta pode ser investigado por racismo contra Vinicius Jr.

Nesta terça (23), Malta "cobrou" associações da causa animal para que "defendam os macacos" após os casos de racismo contra o jogador.
Nesta terça (23), Malta "cobrou" associações da causa animal para que "defendam os macacos" após os casos de racismo contra o jogador.

SÃO PAULO, SP (UOL-FOLHAPRESS)- O senador Fabiano Contarato (PT-ES) protocolou uma notícia-crime no STF (Supremo Tribunal Federal) pedindo uma abertura de inquérito para investigar o também senador Magno Malta (PL-ES) pelo crime de racismo contra o jogador brasileiro Vinícius Jr., do Real Madrid.

Contarato reagiu a uma fala de Magno Malta a respeito do jogador. Nesta terça (23), Malta “cobrou” associações da causa animal para que “defendam os macacos” após os casos de racismo contra o jogador. As declarações foram feitas em audiência na CAE (Comissão de Assuntos Econômicos).

O senador quer que Malta seja investigado por racismo. “Mesmo que se considere que a intenção do parlamentar era ofender especificamente o atleta e não a comunidade negra em geral, tal conduta ainda poderia configurar o crime de injúria racial, que, de acordo com a recente Lei n° 14.532 de 2023, é equiparada ao racismo e punida com reclusão de dois a cinco anos, além de multa.”

A petição de Contarato já foi apresentada e será distribuída a um relator no STF, que a encaminhará para a manifestação da PGR (Procuradoria-Geral da República). Somente então que a Corte decide se autoriza ou não as investigações contra Malta, que tem foro especial pelo mandato de senador.

O QUE DISSE MAGNO MALTA?
Para o senador, a imprensa está “revitimizando” o jogador.
O político disse também que, “se fosse um jogador negro”, entraria em campo “com uma ‘leitoinha’ branca nos braços” para mostrar que “não tem nada contra branco”.
A Executiva Nacional do PSOL também acionou o STF e o Conselho de Ética do Senado contra o parlamentar.

O jogador do Real Madrid foi alvo de racismo na partida entre Valencia e Real Madrid na última semana. Torcedores do Valencia começaram a gritar “mono” (“macaco” em espanhol) nos momentos em que o brasileiro esteve perto da lateral.