Atualidades

Projeto hora da leitura faz capacitação de agentes para atuar em bibliotecas de espaços públicos de Abaetetuba e Cametá, no Pará

Projeto hora da leitura faz capacitação de agentes para atuar em bibliotecas de espaços públicos de Abaetetuba e Cametá, no Pará

As cidades de Abaetetuba e Cametá, no Pará, vão ganhar nos próximos meses seis minibibliotecas em espaços públicos abertas a toda a comunidade. E, para que todas funcionem com sucesso, o Instituto Oldemburg de Desenvolvimento, responsável pelo projeto Hora da Leitura – Sala de Leitura, com o patrocínio da ITPAC Abaetetuba/Afya e ITPAC Cametá/Afya, capacita nos próximos dias os agentes de leitura que vão atuar em cada uma dessas unidades. Em Abaetetuba, onde serão instaladas quatro salas de leitura, a qualificação acontece nos dias 29 e 30 de maio. Já em Cametá, onde serão abertas duas salas, os encontros acontecem nos dias 1 e 2 de junho.

O objetivo é instrumentalizar os futuros gestores das salas de leitura para a gestão das bibliotecas, além de estimular a criatividade com oficinas de Vivências Literárias a fim de que eles possam desenvolver atividades lúdico-educativas de incentivo à leitura. Para isso, a capacitação conta com profissionais tanto de biblioteconomia como de arte-educação. Como o trabalho é voluntário, cada instituição pode indicar seis agentes de leitura, que podem ser professores ou funcionários, além de pessoas da própria comunidade. Mas todos precisam passar por essa qualificação inicial.

Em Abaetetuba, serão 24 agentes para atuar nas quatro salas de leitura localizadas nas escolas municipais Dionísio Hage, Nossa Senhora da Paz e Santa Luzia e no espaço público de pesquisa Vila de Beja. Já em Cametá, serão 12 agentes atuando em duas salas instaladas nas escolas municipais Dinorá Tavares Gonçalves e Noêmia Martins da Silva. A ideia é que as bibliotecas sejam inauguradas até setembro de 2023.

“Este projeto resume com primor a nossa proposta de valor quando levamos um curso de Medicina a um novo município: o impacto que geramos vai além da formação das novas gerações de médicos e a fixação destes – o que, em si, já é transformador. Somos parceiros da sociedade local e queremos ajudar a melhorar a realidade de cidadãos e comunidades no entorno. O efeito deste círculo virtuoso, ao longo dos anos, é realmente impressionante”, celebra Alvaro Pinto, diretor do ITPAC.

– Além de atuarmos na construção do hábito da leitura, o projeto fortalece os laços de cooperação entre a instituição e a sua comunidade, que, ao receber uma biblioteca com mil livros e se engajar no processo de capacitação de agentes de leitura, reforça e amplia sua atuação pública perante seus alunos, professores e pedagogos. Foram investidos cerca de 300 mil reais através da Lei Rouanet de incentivo à cultura que, no segmento de bibliotecas, oferece 100% de isenção fiscal. – explica Cristina Oldemburg, presidente do Instituto.

Em 2023, homenagem ao escritor Antônio Torres

O projeto Hora da Leitura – Sala da Leitura é realizado há 20 anos pelo Instituto Oldemburg de Desenvolvimento em parceria com o Ministério da Cultura (via Lei Rouanet) e empresas privadas que patrocinam as bibliotecas localmente. Ao todo, já foram entregues 894 salas de leitura em todo o país. E, este ano, serão 12 novas salas. Além das seis no Pará, a cidade de Imperatriz, no Maranhão, também ganhará seis unidades. Cada uma delas vai receber um acervo com mil livros entre clássicos da literatura nacional e estrangeira. São 500 títulos duplicados, já que um exemplar deve ficar sempre na biblioteca e o outro pode ser emprestado para a comunidade. Voltados para todos os públicos: infantil, juvenil e adulto, os livros têm os mais variados assuntos e abordam também temas como a diversidade. Desde 2020, aliás, foram incluídos títulos escritos por autores indígenas e que contam histórias de personalidades negras.

Este ano, o projeto homenageia o escritor Antônio Torres que além de dar nome a todas as salas de leitura inauguradas em 2023, terá suas obras incluídas no acervo das bibliotecas. Natural do sertão nordestino, Torres ocupa a cadeira 23 da Academia Brasileira de Letras e é autor de 19 livros, uma obra premiada com edições nacionais e internacionais.

Sobre o Instituto Oldemburg de Desenvolvimento

Fundado em 2003 por Cristina Oldemburg, o Instituto Oldemburg de Desenvolvimento está completando 20 anos de dedicação à implantação de bibliotecas comunitárias em todo o país. Ao fim de 2023, serão 906 salas de leitura inauguradas em 24 estados, beneficiando instituições como escolas públicas, associações de bairro, hospitais, presídios e outras entidades, que recebem acervos com obras nacionais e estrangeiras de diferentes áreas de interesse, tudo disponibilizado gratuitamente a toda a comunidade.

Crédito

Com informações da Assessoria de Imprensa Angela Falcão