Grande Belém

Círio 2023: Diretoria confirma data para divulgação do cartaz

Em mais uma iniciativa que marca o centenário da Basílica Santuário de Nazaré, os Padres Barnabitas, em parceria com os Correios, lançam o Selo Personalizado. Foto: Cláudio Custódio/ ASCOM GNSN
Em mais uma iniciativa que marca o centenário da Basílica Santuário de Nazaré, os Padres Barnabitas, em parceria com os Correios, lançam o Selo Personalizado. Foto: Cláudio Custódio/ ASCOM GNSN

No dia 31 de maio, a partir das 19h30, a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) apresenta o Cartaz do Círio 2023, na Basílica Santuário de Nazaré e na Praça Santuário. A produção do Cartaz é de responsabilidade da Diretoria de Marketing, uma das oito diretorias que compõem a DFN.

A peça foi criada pela Mendes Comunicação, agência voluntária do Círio, por uma equipe composta por um diretor de criação, um diretor de arte, um fotógrafo e um ilustrador. Todo ano a DFN convida um fotógrafo para fazer a fotografia oficial da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré e, este ano, a fotógrafa escolhida é Soraya Montanheiro. A ilustração do fundo do Cartaz é de Guilherme Lamoglia.

Soraya começou sua carreira fotográfica em 2003 e em 2010 estudou no International Center of Photography (ICP), em Nova York, onde se especializou em impressão fine art, design e projeto gráfico de fotolivros. Em 2012 iniciou o trabalho voluntário junto a Guarda de Nossa Senhora de Nazaré como fotógrafa de apoio da assessoria de comunicação, viajando por diversas regiões do país acompanhando as visitas da Imagem Peregrina.

Todo ano a DFN convida um fotógrafo para fazer a fotografia oficial da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré e, este ano, a fotógrafa escolhida é Soraya Montanheiro

Por conta deste trabalho, em 2018 lançou o livro “Guarda O Círio de Nazaré” e a exposição homônima realizada no Museu de Arte Sacra de São Paulo e no Museu do Estado do Pará (MEP). Em 2019 realizou a exposição itinerante “Guarda de Nazaré, 45 anos de amor e fé”.

“O Círio de Nazaré é o meu grande aprendizado, minha recarga, a luz que preciso para voltar a minha cidade, São Paulo, e seguir. Recebi a missão de ajudar a divulgar, por meio da fotografia, a fé e a união de um povo e prometi a Nossa Senhora que cumpriria a missão até quando Ela desejar. Recebi o convite do coordenador do Círio, Antônio Salame, durante a visita da Imagem Peregrina a São Paulo, em 2022”, conta emocionada Soraya.

 

Guilherme Lamoglia, autor da ilustração do Cartaz, 29 anos, é publicitário, e trabalha com criação há 10 anos. Atualmente trabalha como designer em uma agência. O convite veio por indicação da professora Ana Paula Vilhena, orientadora no seu trabalho de conclusão de curso sobre o cartaz do Círio 2014, ao diretor de marketing Oswaldo Mendes. É a primeira vez que trabalha com o Círio de Nazaré.

“Todo ano eu procuro criar alguma coisa para homenagear o Círio, seja com colagem, desenho ou qualquer outra forma de expressão artística, mas ainda não tinha desenvolvido um trabalho oficial para a festividade. Eu criei o cartaz imaginando que já estava em outubro, pois eu acho que o Círio em si é a inspiração, a fé do povo que é quase tangível e irradia pela cidade, é um sentimento único e foi o que eu busquei passar para o cartaz. Criar esse cartaz é um sonho que se realiza, pessoalmente e profissionalmente, mas acho que o maior significado é o de participar dessa história”, conta Guilherme.

A DFN produzirá cerca de 900 mil exemplares e fará a distribuição gratuita de alguns no dia do lançamento. A partir do dia 01 de junho o Cartaz estará à venda na loja Lírio Mimoso.

Serviço: Apresentação do Cartaz do Círio 2023: dia 31 de maio, a partir de 19h30, na Praça Santuário, com shows de Amazônia Jazz Band, Carol Ferreira e da cantora Carimbó da Maria. Entrada gratuita.

Programação musical no dia 31/05

19h – Amazônia Jazz Band

20h – Carol Ferreira

21h – Cantora Carimbó da Maria

Vendas do Cartaz:

Loja Lírio Mimoso – R. da Basílica, Av. Nª Sra. de Nazaré, s/n ou pelo site https://basilicadenazare.com.br/loja/

Valor: R$ 3,00 a unidade