Tylon Maués
Quando a fase é ruim, o que importa é vencer. O melhor futebol fica para depois. Foi assim que o Paysandu venceu o Manaus-AM por 1 a 0, na noite deste domingo, na Curuzu, subindo cinco posições na classificação da primeira fase da Série C. O Papão agora ocupa a 10ª posição, podendo até perder duas posições com o desfecho da quarta rodada, hoje. Mas foi uma melhora significativa para a situação que estava, muito mais próximo da zona do rebaixamento do que do G8. No próximo domingo (28), o time bicolor encara o Volta Redonda-RJ fora de casa, pelo Campeonato Brasileiro. Mas, antes disso, nesta quarta-feira, recebe o Cametá no jogo de volta na decisão do terceiro lugar do Campeonato Paraense. Na partida de ida houve empate em 1 a 1.
O gol do centroavante Mário Sérgio aos 7 minutos do primeiro tempo fez justiça ao time que estava melhor em campo. No entanto, o Paysandu encontra-se numa situação que precisa se recuperar e o técnico Marquinhos Santos tem colocado em campo uma escalação que privilegia a qualidade técnica à condição física. Foi assim que jogadores como Jacy Maranhão, Dalberto e Nenê Bonilha, este último recém-contratado, foram a campo mesmo não estando em suas melhores condições. Todos ajudaram bastante enquanto tiveram pernas. Quando a intensidade da equipe bicolor diminuiu, o Gavião foi para cima e chegou a pressionar, mas sem a objetividade necessária.
Para os bicolores, foi a vitória da entrega e da confiança de que dias melhores virão. “Não podemos deixar que venham nos vencer aqui em casa. Temos que sempre fazer o dever de casa”, comentou Dalberto, que falou sobre o fato de ter sido escalado de última hora por causa de um mal estar sentido por Vinícius Leite. “Infelizmente o Vinícius sentiu-se mal e não pode jogar. Acho que pude ajudar, mesmo com aquele gol perdido”, completou o atacante, citando um lance no final do primeiro tempo, quando desperdiçou uma chance clara ao escorar um cruzamento e acertar a trave do gol sem ninguém à frente
O volante Jacy Maranhão, que deixou o campo extenuado, destacou a oportunidade de estrear na casa bicolor. “Muito feliz em minha estreia na Curuzu e acho que pude ajudar na vitória”. O goleiro Gabriel Bernard lembrou dos companheiros de posição e dos preparadores para comemorar mais uma boa atuação. “Devo muito disso ao trabalho que vem sendo feito com o Ronaldo e o Barroca. Nossa preparação é muito boa. O Thiago salvou o time muitas vezes e agora estou tendo essa oportunidade”.
Pelo lado amazonense, o experiente zagueiro Bruno Bispo lamentou a desatenção no começo do jogo, o que no fim valeu a derrota. “Não podemos ter esses vacilos e levar um gol logo no começo. Agora, temos que nos recuperar para o confronto com o Ypiranga”.