Por Clayton Matos e Carol Menezes
Foi comemorado na última sexta, 19, o Dia do Defensor Público. No Pará, a Defensoria Pública do Estado foi criada no início dos anos 80, no governo Jader Barbalho (MDB). Em 1983, ao iniciar o mandato, Jader criou a Procuradoria-Geral do Estado e seus advogados e assessores trabalharam num projeto que resultou na criação da Defensoria Pública do Pará, regulamentada em lei complementar em junho do mesmo ano. Começou com 3 advogados, tendo como primeira chefe a Dra. Sônia Gluck Paul, e logo pulou para 165 defensores, se espalhando pelo interior. Em 1988, a Constituição Federal trouxe em seu esboço a criação e a nomenclatura do órgão, que cinco anos atrás já era realidade no Pará.
CAIXA
A Caixa terá que pagar R$ 151.200,00 por violar o tempo máximo de espera ao atendimento em instituições bancárias. A decisão é da 5ª Turma do Tribunal Federal Regional da 1ª Região (TRF1). De acordo com os autos, a instituição alegou que o tempo de espera está diretamente relacionado ao funcionamento dos bancos e que a atuação não foi razoável. Mas a justificativa não convenceu. A decisão é um alerta para muitos bancos, já que muitos clientes tomam longos chás de espera.
MOBILIZAÇÃO
O Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, do qual a Cáritas Brasileira Regional Norte II faz parte, e outros dezenove parceiros, farão grande mobilização no domingo, 21, na Praça da República, em Belém, para marcar o Dia Nacional de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O objetivo é chamar a atenção da sociedade e envolver cada vez mais pessoas no combate ao crime que pode ser denunciado através do Disque 100 e conselhos tutelares.
PREJUÍZO
Dados de um levantamento produzido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) apontam que, de 2013 até agora, o setor do agronegócio teve prejuízos de R$ 287 bilhões por conta dos desastres naturais. Os dados utilizados no estudo foram coletados por meio do Sistema Integrado de Informações Sobre Desastres, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (S2ID/Midr). Os Municípios registraram nos últimos 10 anos 14,6 mil decretos municipais de anormalidade.
SEGURO-DESEMPREGO
O Ministério do Trabalho e Emprego foi comunicado pela Caixa que, devido à indisponibilidade na operação TED do Banco Central do Brasil, houve devolução de 45.335 parcelas do seguro-desemprego previstas para pagamento via TED que estavam programadas para o dia 16 de maio. O pagamento será efetuado no próximo lote, programado para terça-feira, 23 de maio. As informações do pagamento estarão disponíveis para consulta a partir das 12h do dia 20 de maio. Não será necessário o cidadão ou a cidadã realizar qualquer tipo de solicitação junto ao Ministério do Trabalho e Emprego.
CAMETÁ
O Caminhão CAIXA que reforça o atendimento à população de Cametá agora atende em um novo endereço, ao lado da prefeitura do município, na Praça Marechal Deodoro da Fonseca, 1 – Bairro Central. A unidade fica estacionada no local até 30 de junho, com atendimento nos dias úteis, das 8h às 14h. A unidade móvel do banco atua no atendimento aos beneficiários do Seguro Defeso e demais programas sociais e realiza principalmente serviços de atualização cadastral.
BIOMA
Estão abertas as inscrições para seleção de projetos voltados à preservação do bioma Amazônico da Rede Transformar, uma iniciativa plural e multissetorial que reúne empresas, para promover o desenvolvimento de comunidades. A seleção dos projetos tem como objetivo acelerar iniciativas de proteção da Floresta Amazônica realizadas nos estados do Pará, Tocantins e Amazonas. As inscrições para participar da seleção poderão ser realizadas até o dia 7 de junho.
ÓPERA
Uma das mais emblemáticas obras de Ariano Suassuna recebe uma versão a ser apresentada em Belém, no XXII Festival de Ópera do Theatro da Paz. O “Auto da Compadecida, a Ópera” reúne em palco uma constelação de profissionais da música para apresentar “uma ópera buffa brasileira em dois atos”. A música é original e traz a assinatura de Tim Rescala. A montagem será apresentada nos próximos dias 23 e 24 de maio, às 20h30, no Theatro da Paz. Os ingressos já estão à venda.
ACOLHER
Este ano, o projeto Acolher, realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semec), vai atender 42 crianças, filhos e filhas de mães da etnia Warao, que estudam via modalidade Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai), na Escola Municipal Helder Fialho. O projeto funciona desde 2022, sob a organização da Coordenadoria de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Coejai) da Semec, com o propósito de acolher crianças de 3 a 12 anos, filhos de mães Warao em situação de extrema vulnerabilidade.
AUTISMO
O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) realizou no dia 10 de maio uma visita institucional à nova sede do Centro Especial de Reabilitação (CER II) que está localizada na Assistência Médica Especializada (AME) em Capitão do Poço. No Centro já estão sendo atendidas 42 crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Em novembro do ano passado, o MPPA expediu uma recomendação ao Município para que fosse realizada a contratação de profissionais para o atendimento das crianças com TEA.
LINHA DIRETA
A Polícia Federal fechou três garimpos ilegais na sexta, 19, durante a operação Lyme, em Santa Maria das Barreiras. Cinco trabalhadores foram resgatados de situação degradante e utensílios usados na exploração de ouro foram apreendidos.
A operação cumpriu três mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal de Redenção. Foram apreendidas seis escavadeiras hidráulicas, uma retroescavadeira, dois caminhões-caçamba, três motores estacionários, mercúrio e 70 gramas de ouro.
O Mangal das Garças será cenário hoje de uma verdadeira aventura durante as atividades do projeto ‘Ecoarte’, cujo objetivo é fomentar a educação ambiental abordando diferentes temas de forma lúdica e criativa.
O projeto irá promover uma caça ao tesouro, com momentos de animação nos espaços do Parque Zoobotânico. A programação é gratuita e terá início às 9h.
Governo do Estado, Funtelpa e Seac realizam hoje das 8h às 13h, em Belém e Ananindeua, um cronograma de serviços gratuitos à população dos bairros do Marco, Campina, Icuí-Guajará e também na Ilha João Pilatos, respectivamente.
Resultado de uma parceria entre ONU Mulheres e Prefeitura de Belém, a experiência do projeto Ver-o-Cuidado será apresentada no lançamento do Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) para a elaboração da Política Nacional de Cuidados conduzida pelo Governo Federal, que ocorrerá em Brasília na segunda-feira (22).