
Notícias
Novo RG terá nome social e não informará sexo; veja o modelo

Notícias
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O governo federal anunciou nesta sexta-feira (19) que fará mudanças no desenho da carteira nacional de identidade, o RG (Registro Geral). No novo modelo do documento não haverá informação sobre sexo, nem distinção entre nome social e nome de registro civil.
A carteira informará o nome (aquele que a pessoa declarar no ato da emissão), data e local de nascimento, nacionalidade, data de emissão e de validade, número do registro e do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e estado em que o documento foi emitido.
Na parte de trás, o RG terá os nomes dos pais do portador, órgão emissor e local onde o documento foi feito. Haverá também um QRCode. O documento deve ser emitido por órgãos estaduais.
As mudanças no RG atendem a pedido do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania.
Segundo o governo federal, a retirada da informação sobre sexo e o uso do nome social tornam o documento mais inclusivo e representativo.
“As mudanças na carteira de identidade nacional foram solicitadas pelo MDH com o objetivo de promover mais cidadania e respeito às pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, queers, intersexos, assexuais e outras (LGBTQIA+) e fazem parte do compromisso do governo federal com políticas voltadas a esse público”, diz o anúncio do governo.
O decreto que vai regulamentar a nova carteira de identidade ainda não foi publicado no Diário Oficial. A previsão é que isso ocorra no fim de junho.
Mais Notícias
Mais artigosVOTAÇÃO NO STJ
Tempo de amamentação pode reduzir pena de presas no Brasil; entenda
Relator do STJ vota para que o tempo dedicado por uma presa a amamentar e cuidar de seu filho recém-nascido seja considerado.
COP 30
Evento preparatório da COP30 será em Brasília para não coincidir com Círio de Nazaré em Belém
Evento preparatório da COP30 será em Brasília para não coincidir com Círio de Nazaré em Belém
DECISÃO
STF decide sobre lei que obriga plano de saúde cobrir procedimentos fora da lista da ANS
A discussão afeta milhões de usuários de planos. A lista da ANS estabelece a cobertura assistencial mínima a ser garantida pelos planos privados.
OPERAÇÃO 'COPIA E COLA'
Rodrigo Manga, o prefeito tiktoker, é alvo de operação da Polícia Federal
Nesta quinta-feira (10), a Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação "Copia e Cola" contra o prefeito de Sorocaba (SP), Rodrigo Manga (Republicanos).
GRAVE
Polícia investiga estudantes de medicina que ironizaram jovem transplantada
As imagens foram gravadas em um ambiente hospitalar e mostram uma das estudantes imitando o comportamento de um paciente transplantado, enquanto outras riem da situação.
TURISTAS
Brasil começa a exigir visto para cidadãos dos EUA, Canadá e Austrália
Os cidadãos com passaporte da Austrália, do Canadá e dos Estados Unidos precisarão de visto para entrar no Brasil a partir desta quinta-feira (10).
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Termos de Uso e Política de Privacidade