Alexandre Nascimento
Os 30 anos de formação superior e produção de ciência da Universidade do Estado do Pará (Uepa) foram comemorados, na noite de ontem (18). O evento foi realizado no Theatro da Paz, em Belém, onde o senador Jader Barbalho foi condecorado com a medalha “Mérito Universitário”, em reconhecimento pela criação da instituição, em 18 de maio de 1993, quando foi governador do Pará. Essa foi a primeira vez que a honraria foi concedida.
“Eu estava no meu segundo mandato como governador do Pará, quando existiam apenas as faculdades estaduais de Medicina, Enfermagem, Educação Física e Educação. Foi quando vi a necessidade que mais cursos fossem criados, para que as pessoas, principalmente nossos jovens, tivessem acesso à ciência e formação superior, e com prazer sancionei a Lei Estadual 5.747 que criava a Uepa”, disse o parlamentar.
Ainda de acordo com o senador, a promoção da educação superior por meio da Uepa deveria se estender além de Belém. “Ainda na minha gestão construí campi em outros municípios, como Castanhal. E esse plano de expansão seguiu e, atualmente, me causa felicidade saber que temos 21 campi, que estão espalhados em mais de 15 municípios. Se eu viver para contar uma história, nesses mais de 50 anos de vida pública, foi ter criado a Uepa”, completou Jader Barbalho.
Mais do que a expansão dos campi, o senador destaca a importância social da Uepa para toda a sociedade paraense, sobretudo com os investimentos do atual governo. “Observamos que a atual gestão investe, capacita e valoriza a Uepa, que produz ciência em benefício da população. Como exemplo, na pandemia prestou assistência médica, entre outras ações oriundas dessa honrosa instituição”, declarou.
CONQUISTA
Durante o discurso de solenidade, o reitor Clay Chagas também destacou o investimento do Governo do Estado. “Conseguimos a conquista de uma luta de mais de 8 anos, que foi a aprovação de leis que permitiram expansão do quadro de pessoal com contratação de novos servidores e progressão funcional de docentes, além da correção da tabela salarial dos técnicos”, disse o reitor.
“São esses investimentos que vão fazer com que a Uepa se expanda ainda mais nos próximos anos, promovendo o ensino superior por meio de convênios, como o Forma Pará, que leva a graduação a municípios onde não existem campus. É dessa forma que nossa instituição continuará sendo referência, como foi durante a pandemia ao ajudar na vacinação, prestação de atendimento médico não somente à comunidade, mas a todos os paraenses”, completou.