Por Clayton Matos e Carol Menezes
Em uma ação conjunta com o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado/MPPA (Gaeco), a Polícia Civil efetuou o cumprimento do mandado de prisão preventiva em desfavor de Leila Cristina do Nascimento. A ordem de prisão foi emitida pela Vara de Combate ao Crime Organizado no Pará. Segundo o Gaeco, Leila seria da cúpula do Comando Vermelho ocupando a função de tesoureira geral da facção no Estado. De acordo com as investigações, ela é mulher de Deivid Palheta, um dos 13 ‘conselheiros finais’ do ‘CV’ e que seria o tesoureiro geral da facção. Ela foi conduzida até a 13ª Seccional Urbana de Paragominas.
DESASTRES
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, autorizou, nesta quarta-feira (17), o repasse de R$ 387 mil à Prefeitura de Ipixuna do Pará, que foi castigada por fortes chuvas. O dinheiro deve ser usado para a compra e distribuição de cestas básicas. Ainda no Estado, o município de Almeirim, também castigado pelas chuvas, entrou em situação de emergência.
MEDULA
A Assembleia Legislativa do Pará aprovou nesta quarta-feira, 17, projeto de lei que dispõe sobre a criação de licença para doadores de medula óssea no serviço público estadual. O projeto é de autoria do deputado Fábio Freitas. De acordo com a proposta, a licença referida é constituída de cinco dias de abono, a ser concedida aos servidores públicos estaduais que doarem o tecido, devendo ser comunicada ao responsável pelo setor onde o servidor estiver lotado com 48 horas de antecedência.
PA-279
O governador Helder Barbalho entregará, nesta quinta-feira (18), nas regiões sul e sudeste do Pará, a obra de reconstrução de 70 quilômetros da rodovia PA-279, no trecho entre Água Azul do Norte e Tucumã. A cerimônia oficial contará com a participação do secretário de Estado de Transportes (Setran), Adler Silveira. A obra faz parte do trabalho de reconstrução de toda a extensão da rodovia na região de integração do Araguaia, e está dividida em três lotes para dar maior celeridade aos serviços na estrada.
APOIO
A Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) garantiu mais de R$ 17 milhões para o apoio às micro e pequenas empresas paraenses que tenham foco na inovação tecnológica. Grande parte do recurso foi conquistado nacionalmente através de proposta da Fundação aprovada pelo programa Tecnova III, da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), órgão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Devem ser lançadas duas rodadas de editais visando selecionar até 40 projetos.
UFRA
A Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) divulgou a primeira Lista de Repescagem do Processo Seletivo 2023 (Prosel). Foram classificados 536 candidatos para a habilitação do vínculo institucional nos seis campi da universidade. A Habilitação de matrícula será toda feita de forma online até às 23h59 do dia 18 de maio pelo Sistema Integrado de Processos Seletivos (SIGPS) da Ufra. Perderá o direito à vaga o candidato que não realizar ou fizer de forma incompleta o envio eletrônico da documentação.
LINHA DIRETA
Com o tema “Museus, Sustentabilidade e Bem-estar”, a 21ª edição da Semana Nacional de Museus terá programações também hoje e amanhã no Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPPA) da Uepa. Mais informações pelo site uepa.br.
As ações do Forma Alepa que chegariam nos dias 18 e 19 de maio, na cidade de Breves, na ilha do Marajó, oferecendo aperfeiçoamento profissional a servidores públicos foram canceladas e serão remarcadas em nova data.
O professor Kauê Santana, da Ufopa, é um dos seis coautores, além de coeditor, do livro “Métodos de modelagem da estrutura tridimensional de proteínas: um guia teórico e prático”, o primeiro do gênero escrito em português.
O número de empreendimentos paraenses que firmaram parceria com a Horizonte Minerals, proprietária do Projeto Araguaia Níquel, em Conceição do Araguaia, saltou de 120 para 365 desde 2022 até maio deste ano, um crescimento de mais de 200%.
Outro indicador positivo são os tributos gerados: entre outubro de 2022 e março deste ano, o mesmo projeto gerou 400% mais Impostos sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) do que a média da arrecadação anual do município nos anos anteriores.
Em março de 2023, a produção industrial nacional subiu 1,1%, em relação ao mês anterior. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o aumento foi de 0,9%. As informações foram divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Já os empresários da pequena indústria apresentaram bom desempenho neste primeiro trimestre de 2023, segundo o Panorama da Pequena Indústria da Confederação Nacional da Indústria (CNI). O aumento da renda do trabalhador, a inflação e a confiança dos consumidores podem ter influenciado na melhoria do setor.