Pará

Hospital Regional da PA-279 vai beneficiar 15 municípios

A unidade será referência em diversos tipos de atendimento hospitalar ambulatorial e de UTI

FOTO: ALEX RIBEIRO / AGÊNCIA PARÁ
A unidade será referência em diversos tipos de atendimento hospitalar ambulatorial e de UTI FOTO: ALEX RIBEIRO / AGÊNCIA PARÁ

Os moradores de Ourilândia do Norte e de mais 14 municípios da Região de Integração do Araguaia serão beneficiados nesta quinta-feira (18) com a entrega, pelo Governo do Estado, do novo Hospital Regional da PA 279 (HRPA279). São quase 13 mil metros quadrados de área construída, com serviços de média e alta complexidade, incluindo hemodiálise, disponíveis para a população daquela região.

A entrega vai garantir a prestação de serviços médicos com mais eficiência e qualidade por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), pois não será mais necessário fazer grandes deslocamentos para atendimento e tratamento.

“Estamos dando mais um passo importante para a descentralização do SUS, que vem sendo fortalecido em todo o estado com a implantação de novos hospitais regionais e novas policlínicas, beneficiando a população paraense em todos os cantos do Pará”, destacou o secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho.

ESTRUTURA

A unidade tem quatro andares, recepção, ambulatório, farmácia, setores de internação com 120 leitos, sendo 90 operacionais e 30 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal, pediátrica e adulto, além de estacionamento e área de circulação. Como suporte a todos esses serviços, o HRPA279 também tem um centro de apoio diagnóstico para a realização de exames laboratoriais, de imagem e métodos gráficos como Raios-X, mamografia, tomografia, ressonância magnética, ultrassonografia entre outros.

A nova unidade será referência em atendimento ambulatorial e hospitalar nas especialidades de pediatria, obstetrícia de alto risco, traumatologia, cirurgia geral, oftalmologia, oncologia e cardiologia. O HRPA279 terá ainda o Serviço de Terapia Renal Substitutiva (Hemodiálise), com dez máquinas para atender pacientes renais crônicos.

A unidade será referência em diversos tipos de atendimento hospitalar ambulatorial e de UTI
FOTO: ALEX RIBEIRO / AGÊNCIA PARÁ