Entretenimento

QUADRINHOS: Guia sobre Homem-Aranha tem participação de paraense

QUADRINHOS: Guia sobre Homem-Aranha tem participação de paraense

TEXTO: TYLON MAUÉS

Em 2022 o Homem-Aranha completou 60 anos salvando o mundo emporcalhando só Nova York com teias que demoram um pouco para se dissolverem. O “Amigo da Vizinhança” recebeu toda sorte de homenagens e produtos comemorativos. Aqui por essas bandas, um trabalho de pesquisa e de fôlego de Roberto Segundo, Leonardo Vicente e Thiago Brancatelli catalogou todas as variantes do Aranha nas páginas das HQs da Marvel. O livro “Nas teias do Aranhaverso” reúne impressionantes 594 versões do Cabeça de Teia.

Com a proximidade do lançamento da animação “Homem-Aranha: Através do Aranhaverso”, o livro pode servir de guia para os fãs ou simplesmente para quem tiver curiosidade em ver tantas versões diferentes do personagem.

Jornalista paraense especializado em cultura pop, Segundo tem o canal do YouTube “A Hora Suave”, onde comenta um pouco de tudo dessa área. Ele falou sobre o trabalho que deu essa pesquisa e da absurda quantidade de variantes encontrada.

“Foi um trabalho jornalístico. Algo já foi feito com o Batman anteriormente pela mesma editora. Compilamos todas as versões dos 60 anos do Homem-Aranha. Ele [o livro] pega todas as versões do personagem até 2022. A gente esperava muitas versões, mas não tanta. São 594 versões e ficamos emocionados. Num bate-papo rápido, chegamos a 150 rapidamente. Com a pesquisa, veio essa quantidade impressionante”, conta.

O prefácio do guia é do quadrinista Vitor Cafaggi, fã de longa data do Homem-Aranha e criador do Puny Parker, onde o autor contava em tiras as aventuras do pequeno Peter Parker. Cafaggi também é autor da série “Valente” e das Graphics MSP Mônica “Laços”, “Lições” e “Lembranças”, que já contam com adaptações para os cinemas.

O projeto está em campanha no site de financiamento coletivo Catarse desde o dia cinco de maio e conta com 40 dias para o apoio e a garantia de preço promocional antes do lançamento oficial do livro, programado para junho.

De acordo com Segundo, tudo que saiu oficialmente pela Marvel aparece no guia. “Tem crossovers com vários personagens, até propaganda do Atari”, diz. Entre a enorme quantidade de variantes, alguns dos destaques são as femininas. Da mais clássica Jessica Drew, a primeira e mais célebre Mulher-Aranha, até a Gwen Stacy de um universo paralelo, hoje queridinha dos fãs. “Não sei de cabeça quantas versões femininas do Aranha existem, mas são muitas. Desde as personagens tradicionais até as versões da Gwen e da Mary Jane”.