Entretenimento

Festival reforça protagonismo feminino nas artes; veja programação

Roberta Campos, ensaio realizado em sua casa, em SP. Foto: Lucas Seixas/2022
Roberta Campos, ensaio realizado em sua casa, em SP. Foto: Lucas Seixas/2022

Aline Rodrigues

Debates, mostra de videoclipes e cinema, oficinas de capacitação, shows, feirinha gastronômica e criativa com ações gratuitas, realizadas em diversos espaços culturais de Belém – como Núcleo de Conexões Na Figueredo, Casa Soma Cultural e Teatro Gasômetro -, estão na programação da segunda edição do Festival Elas no Comando, que abre hoje e segue até sábado, 20. Este ano, a programação é gratuita e híbrida, com atividades presenciais e on-line.

“Essa segunda edição é sem dúvida muito maior em relação a tudo”, conta Joelle Mesquita, idealizadora do festival e proprietária da Soma Música, produtora que trabalha com artistas e diversos projetos em Belém e no Brasil. “Oferecemos oficinas de capacitação, abrimos um edital para novas artistas. Mas mesmo com tamanha proporção, ainda falta muita coisa nesse âmbito do nosso protagonismo”, diz.

Além de destacar as profissionais da indústria da cultura, o festival se propõe a promover diálogos, acolhimento e capacitação de mulheres que atuam nas diversas áreas do setor.

“Eventos com protagonismo feminino ajudam a promover a inclusão e a igualdade de gênero. Historicamente, as mulheres foram subrepresentadas em muitas áreas, incluindo liderança, ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Ao destacar e celebrar as realizações das mulheres, esses eventos criam oportunidades para que elas sejam reconhecidas, valorizadas e empoderadas”, defende a produtora.

A fala de Joelle tem razão de ser. Segundo a União Brasileira de Compositores (UBC) – um dos patrocinadores do evento – apenas 3% das mulheres que trabalham com música no Brasil correspondem a mulheres do Norte.

Algo que o festival espera contribuir para mudar. “Esses eventos reúnem mulheres talentosas de diversas áreas, permitindo que compartilhem conhecimentos, experiências e estabeleçam conexões profissionais valiosas. Essas interações podem levar a parcerias, mentorias e apoio mútuo, fortalecendo a rede de mulheres profissionais em diferentes setores”, destaca Joelle sobre as estratégias do Elas no Comando.

Nesta quarta, primeiro dia de evento, de 9h às 13h, acontece na Casa Soma a oficina “Planejamento de Conteúdo para Redes Sociais”, com Isa Moraes (Casa Soma). Já de 10h às 11h30 (teoria) e 14h às 18h (prática), tem oficina de “Roadie em Logística de Show”, com Fernanda Rabelo (CN Produções). De 15h às 18h, a programação segue com oficina de noções básicas de áudio, com Kelly Kathyuscia (CN Produções).

E de 18h às 19h30, tem a mesa de bate-papo “Mulher, a Potência e os Desafios”, com Vivi Reis (PA), Lorena Esteves (PA), Lilia Melo (PA) e mediação Gabi Luz (PA), no canal do projeto no YouTube. Em seguida, de 19h35 às 20h, tem Mostra de Videoclipes, e das 20h às 21h30, mesa de bate-papo “Elas no Comando”, com Carol Jafet (SP), Luciana Simões (MA), Pamella Gachido (SP) e mediação Luiza Borges (PA), tudo de forma on-line.

“Além das oficinas e das selecionadas no edital para apresentação de pockets shows, teremos mostra de cinema com a cineasta Jorane Castro e a diretora Bianca D’aqno. Teremos mostra de videoclipes com mulheres em várias áreas do audiovisual. Passando por Roraima, Sergipe, Amazonas, Paraná, etc”, conta Joelle.

As oficina de” Luz (Teoria) – Desenho de luz para show: Projeto do Rider Técnico ao Grid de Palco”, com Natasha Leite (CN Produções), “Gestão de Projetos” com Viviane Chaves (Casa Soma), e de maquiagem com Maquiatrix (Casa Soma), estão na programação do segundo dia, que contará ainda com momento “Hora de Relaxar: Yoga”, com Krishna Rohini, e Contação de História com Otânia Freire (Casa Soma).

Já à noite, a partir das 20h, no Núcleo de Conexões Na Figueredo, acontecem pocket shows de Sidiane, Mainumy, Ruth Clark e Matemba, as artistas selecionadas pelo Edital Elas no Comando.